Ainda é possível colocar freio em besta-fera

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

 

* Márcio Alexandre

 

Divulgador de fake news e recorrente propagador de discurso de ódio. Em tempos distópicos, lamentavelmente, isso soa como bons atributos. E isso o encoraja.  Mesmo que destrua reputações. Ainda que produza sequelas. Assim é Gustavo Negreiros, blogueiro natalense que se notabiliza por ser – em terras potiguares – o mais (i)notável assessor de imprensa da criminosa, repudiável e repugnante pauta dos preconceituosos.

GN desrespeita as pessoas, as situações, o vernáculo e até mesmo a si próprio. Assume para si qualquer discurso que imagina que vá render acessos ao seu blog, fás ao seu círculo de maldosos e inflar seu ego doentio.

Mas é necessário, possível e urgente que seja posto freio a seu arroubo criminoso. Achincalhar atos, deturpar fatos e injuriar pessoas não estão no espectro de atitudes acobertadas por qualquer fumaça de legalidade.

Liberdade de opinião implica em exercício do pensamento crítico, mas este não acolhe a crítica desrespeitosa. Opinar é oferecer contribuições ao debate democrático. Neste, se admite a divergência, mas não o menosprezo. A réplica argumentativa, nunca ataques pessoais. A tréplica explicativa, jamais a vingança verborrágica.

Quaisquer um que sinta-se agredido pela fala, pela pena ou pelo gesto de quem quer seja tem a seu favor o direito subjetivo de buscar no pretório a reparação pelo dito, escrito e/ou feito.

Pesquisador, o professor-doutor Gilton Sampaio, que construiu sua reputação à base de muito estudo, esforço e exercício prático de valores e exemplos dos pais, foi criminosamente atacado por GN. Restou ir à Justiça. O processo correu seu curso e o resultado saiu. Para muitos, proporcional ao agravo.

GN foi condenado a pagar multa, cumulada com pena privativa de liberdade: 6 meses e 21 dias de detenção. Por ser uma pena pequena, a detenção poderá ser transformada em prestação de serviços comunitários. Por ter bons antecedentes, recorrerá em liberdade.

Que a punição seja aplicada como deve. E que ensine a todos pra que serve. Não importe em quem e a que tempo ela incorpore, ainda é possível colocar freio na besta-fera.

 

* Professor e jornalista

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais