* Márcio Alexandre
Divulgador de fake news e recorrente propagador de discurso de ódio. Em tempos distópicos, lamentavelmente, isso soa como bons atributos. E isso o encoraja. Mesmo que destrua reputações. Ainda que produza sequelas. Assim é Gustavo Negreiros, blogueiro natalense que se notabiliza por ser – em terras potiguares – o mais (i)notável assessor de imprensa da criminosa, repudiável e repugnante pauta dos preconceituosos.
GN desrespeita as pessoas, as situações, o vernáculo e até mesmo a si próprio. Assume para si qualquer discurso que imagina que vá render acessos ao seu blog, fás ao seu círculo de maldosos e inflar seu ego doentio.
Mas é necessário, possível e urgente que seja posto freio a seu arroubo criminoso. Achincalhar atos, deturpar fatos e injuriar pessoas não estão no espectro de atitudes acobertadas por qualquer fumaça de legalidade.
Liberdade de opinião implica em exercício do pensamento crítico, mas este não acolhe a crítica desrespeitosa. Opinar é oferecer contribuições ao debate democrático. Neste, se admite a divergência, mas não o menosprezo. A réplica argumentativa, nunca ataques pessoais. A tréplica explicativa, jamais a vingança verborrágica.
Quaisquer um que sinta-se agredido pela fala, pela pena ou pelo gesto de quem quer seja tem a seu favor o direito subjetivo de buscar no pretório a reparação pelo dito, escrito e/ou feito.
Pesquisador, o professor-doutor Gilton Sampaio, que construiu sua reputação à base de muito estudo, esforço e exercício prático de valores e exemplos dos pais, foi criminosamente atacado por GN. Restou ir à Justiça. O processo correu seu curso e o resultado saiu. Para muitos, proporcional ao agravo.
GN foi condenado a pagar multa, cumulada com pena privativa de liberdade: 6 meses e 21 dias de detenção. Por ser uma pena pequena, a detenção poderá ser transformada em prestação de serviços comunitários. Por ter bons antecedentes, recorrerá em liberdade.
Que a punição seja aplicada como deve. E que ensine a todos pra que serve. Não importe em quem e a que tempo ela incorpore, ainda é possível colocar freio na besta-fera.
* Professor e jornalista
Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com
