Aniversário de 43 anos do PT: Uma vida forjada nas lutas pelo povo brasileiro e pela Democracia

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

 

* Abdias Duque de Abrantes

O Partido dos Trabalhadores celebra sexta-feira (10) de fevereiro, 43 anos de fundação, um momento de reflexão para o maior partido de esquerda da América Latina. O Partido dos Trabalhadores (PT) é um partido político brasileiro de centro-esquerda à esquerda. Integra um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América Latina. O Partido dos Trabalhadores foi fundado por um grupo heterogêneo, formado por militantes e oposição à Ditadura Militar, sindicalistas, intelectuais, artistas e católicos ligados à Teologia da Libertação, no dia 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, em São Paulo.

O grande líder sindical e principal articulador da construção do partido, Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito como presidente à frente da primeira Comissão Executiva Nacional Provisória do partido. A agremiação partidária foi fruto da aproximação entre os movimentos sindicais da região do ABC, que organizaram grandes greves entre 1978 e 1980, e militantes antigos da esquerda brasileira, entre eles ex-presos políticos e exilados que tiveram seus direitos devolvidos pela lei da anistia. Desde a fundação, o partido assumiu a defesa do socialismo democrático.

Atualmente o partido é presidido pela deputada federal pelo Estado do Paraná, Gleisi Helena Hoffmann. O presidente de honra do partido é Luiz Inácio Lula da Silva. Os filiados e simpatizantes são informalmente denominados “petistas”. O PT possui, como os demais partidos políticos no Brasil, uma fundação de apoio, denominada Fundação Perseu Abramo (FPA).

O Partido dos Trabalhadores surgiu como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores da cidade e do campo, militantes de esquerda, intelectuais e artistas. Defensor do socialismo democrático, o Partido dos Trabalhadores foi essencial na mobilização social conhecida como Diretas Já. A atuação do PT e de outros partidos de esquerda avançou em muitos pontos nos direitos sociais e na democratização de diversas políticas públicas.  O então ferramenteiro sindicalista Gilson Menezes se tornou o primeiro prefeito eleito pelo PT, em Diadema, cidade da Grande São Paulo.

O Partido dos Trabalhadores (PT) é uma associação voluntária de cidadãos e cidadãs que se propõem a lutar por democracia, pluralidade, solidariedade, transformações políticas, sociais, institucionais, econômicas, jurídicas e culturais, destinadas a eliminar a exploração, a dominação, a opressão, a desigualdade, a injustiça e a miséria, com o objetivo de construir o socialismo democrático.

O Partido dos Trabalhadores entende que a emancipação da classe trabalhadora é obra dos próprios trabalhadores, que sabem que a democracia é participação organizada e consciente e que, como classe explorada, jamais deverão esperar da atuação das elites privilegiadas a solução de seus problemas.

Com quase dois milhões e quinhentos mil filiados e a segunda maior bancada de parlamentares na Câmara Federal, o PT é o maior partido de esquerda da América Latina e um dos maiores do mundo. A comemoração de seu 43º aniversário acontecerá em Brasília, no ano em que se inicia o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência da República, após uma vitoriosa e heroica campanha eleitoral contra o fascismo.

Resistimos ao ataque externo, covarde e mentiroso da direita brasileira, com seus aliados midiáticos e cibernéticos.  O Partido dos Trabalhadores sofreu e sofre o ataque sistemático dos inimigos da classe trabalhadora, o ódio de classe dos que se julgam donos do país. A derrota do fascismo e do neoliberalismo demanda a mobilização popular. O Partido dos Trabalhadores necessita combinar o apoio institucional ao governo da “Frente Ampla” com a pressão de massa, contribuindo para a auto-organização do povo.

O Partido dos Trabalhadores se consolidou como a maior organização política do campo progressista no Brasil, conquistando por cinco vezes a Presidência da República, vários governos estaduais e municipais e fortes bancadas legislativas nas esferas municipal, estadual e nacional.

O PT conquista com Lula à presidência da República em 2002, que se reelege em 2006 e o partido torna a vencer com a presidenta Dilma Rousseff em 2010 e 2014, somando quase 14 anos de governos que priorizaram a justiça social, crescimento econômico, a valorização do salário mínimo e igualdade de direitos no exercício da cidadania.

Viva o PT!!!

Parabéns pelos 43 anos!!!

 

* Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais