Os bancários de Mossoró e região ainda estão na luta para que o Governo do Estado inclua as agências bancárias no decreto 31.265, que estabeleceu a obrigatoriedade do passaporte vacinal para acesso a algumas instituições públicas e privadas.
O coordenador geral do Sindicato dos Bancários, Assis Neto, enviou ofício à governadora Fátima Bezerra solicitando a inclusão do segmento bancário no rol do art. 5º, do mencionado decreto e que prevê a exigência de comprovante de vacina contra a covid-19 para os que desejam adentrar as dependências das agências bancárias do estado.
Assis Neto pontua que o Sindicato tem se deparado, nas últimas semanas, com um aumento exponencial de adoecimento de trabalhadores bancários em toda o Mossoró e região.
Os bancários e bancárias, no exercício de suas funções, são obrigados a permanecerem laborando em agências que utilizam sistema artificial de circulação de ar onde circulam, diariamente, centenas de pessoas que procuram os serviços bancários presenciais e, em razão desta condição singular, a categoria está mais suscetível ao acometimento do contágio da COVID-19 nas agências.
Neste sentido, o Sindicato entende que a inclusão da obrigatoriedade de apresentação do esquema vacinal completo para ingresso e permanência no interior das agências bancárias no Estado contribuirá para assegurar a proteção à saúde de todos que lá estão, pois preenchem os critérios adotados no Decreto nº 31.265, de 17 de janeiro de 2022, em consonância também com o art. 7º, inciso XXII, da Constituição Federal, que garante aos trabalhadores a adoção de medidas que reduzam os riscos inerentes ao trabalho.
A entidade ainda está no aguardo de uma decisão do Executivo estadual nesse sentido.
Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com