Já parou para pensar o quanto nosso consumo de eletroeletrônico aumentou nos últimos anos? Na segunda-feira (14), foi o Dia Internacional do Lixo Eletrônico, data que lembra a importância de fazer o descarte correto deste tipo de material. Os colaboradores da Regional Oeste da Caern continuam mobilizados em participar da campanha RN + Limpo, assim como o recebimento de doações externas na sede da Regional Oeste no bairro Bom Jardim. Na última coleta na sede da Caern em Mossoró arrecadou o montante de 400 quilos de eletroeletrônicos.

O movimento International E-Waste Day (#ewasteday) foi iniciado pelo WEEE Fórum e seus membros. No ano passado, um total de 195 empresas de 55 países participaram com ações no 14 de outubro. O slogan da edição de 2024 é “Junte-se à caça ao lixo eletrônico – recupere, recicle e revitalize!”

SUBSTÂNCIAS TÓXICAS

O descarte correto do material evita que substâncias tóxicas presentes nos equipamentos poluam lençol freático, rios, lagoas e mares. Em Mossoró, mais de 70% do abastecimento atual da cidade é feito por água subterrânea. Daí a importância de todos estarem unidos na preservação dos mananciais, não só em Mossoró, como em todo o Estado.

“É importante ressaltar que nosso objetivo é retirar também do meio ambiente o material que é poluente e está presente nos equipamentos. Observamos que algumas doações estão chegando apenas com material que recobre os eletroeletrônicos, a chamada “carcaça”. Nosso projeto tem um compromisso mais amplo com a sociedade. A orientação é sempre entregar os equipamentos completos”, reforça a técnica em controle ambiental da Caern Clara Melo.

É importante também que empresas que queiram fazer grandes contribuições antes procurem a responsável pelo projeto que é Clara Melo na sede da Regional Oeste no reservatório da Caern no bairro Bom Jardim em Mossoró.

O colaborador Carlos Júnior, que trabalha na cidade de Areia Branca, foi um dos empregados que fez mobilização nesta última arrecadação. Ele é atendente comercial da Caern durante o dia e dá aula à noite.

A instituição Centro Juvenil Dom Bosco de Areia Branca tinha material eletroeletrônico defasado e contribuiu com o RN + Limpo. Entre o material estavam HDs, completos, estabilizadores e outros eletrônicos.

“Sabemos que o meio ambiente vem sofrendo diariamente com a falta de cuidado e atenção da sociedade de um modo geral. Mas iniciativas como essas contribuem de forma significativa para a melhoria da nossa casa comum”, afirma Carlos. Sempre que ele tem a oportunidade explica para os clientes que chegam no escritório a importância da destinação correta dos eletroeletrônicos.

META
A campanha RN + Limpo vem mobilizando parceiros ao longo dos anos. Realizada inicialmente por meio de uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), a Caern, a Natal Reciclagem e a Circulare, a ação conta agora com a adesão de várias instituições. Ação ambiental que foi lançada em junho de 2021, já arrecadou mais de 100 toneladas de resíduos eletroeletrônicos e tem a meta de chegar a 150 toneladas em 2024.

RN + LIMPO
O QUE PODE IR PARA NO COLETOR DO RN + LIMPO
Celulares, tablets, carregadores, notebook, computadores, nobreak, estabilizadores, monitores, impressoras, modems, roteadores, pendrives, teclado e mouse, placas de circuito, tvs (exceto de tubo), controle remoto, vídeo cassete, cd rom, rádio, caixa de som, gravadores, cabos, microfones, câmeras fotográficas, filmadoras, decodificadores, autofalantes, antenas e receptores; eletrodomésticos e eletroportáteis de pequeno porte: microondas, liquidificador, secador de cabelo, ventiladores, geradores, conectores, cabos elétricos, lanternas, trituradores.

O QUE NÃO PODE IR NO COLETOR DO RN + LIMPO: Pilhas, lâmpadas, tonners, sucata de tv de tubo.

Fonte: CAERN OESTE

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo