Um dos maiores carnavais do Estado, o da cidade de Caicó, exige também atenção redobrada com o combate ao desperdício de água. A população de Caicó aumenta consideravelmente na tradicional festa da cidade, exigindo esforços da Caern para garantir o abastecimento. Por esse motivo, além de pensar na folia, é preciso ter consciência no uso da água.

Caicó é abastecida pelo rio Piranhas, recebendo água pela adutora Manoel Torres, e equipe da Companhia tem observado redução no nível do manancial nos últimos dias. A diminuição do volume do rio reforça ainda mais a necessidade de utilização da água de forma racional.

É comum o aluguel de casas em Caicó para grandes grupos de pessoas. E nestas casas são utilizados tonéis para armazenar água continuamente e refrescar os foliões. Também é usada a mangueira para o chamado banho de bica. É preciso repensar hábitos que favorecem o desperdício. ´”Temos que repensar a cultura do desperdício de água. O inverno não se consolidou e o indicativo para 2024 é de chuvas abaixo do normal”, ressalta o gerente da Regional Seridó Adelson Santos.

Caicoenses e visitantes devem fazer uso de boias nos reservatórios para evitar transbordamentos, checar se torneiras, chuveiros e descargas estão sem vazamentos, supervisionar crianças e evitar brincadeiras com a água, adotando todas as medidas possíveis para preservar esse recurso que é precioso para toda a população.

*SERIDÓ*
A região Seridó do Rio Grande do Norte é a que possui situação mais delicada em relação ao abastecimento. Em 2023, os mananciais não tiveram boas recargas devido a irregularidade das chuvas. Boa parte dos municípios do Seridó estão em rodízio de abastecimento como as cidades de Parelhas, Jardim do Seridó, Carnaúba dos Dantas, São José do Seridó, Cerro Corá, Equador, Bodó, Lagoa Nova e Santana do Seridó. O Dourado e o Gargalheiras que enviam água para Acari e Currais Novos estão com volume baixo, reforçando ainda mais a importância do uso racional da água.

*CARNAVAIS TRADICIONAIS*
É hora de pensar no coletivo e na importância da água. Se seu carnaval será em Macau, Apodi, Areia Branca, Tibau, Natal ou em Pirangi do Norte não esqueça sua contribuição com ações sustentáveis. Confira dicas:

*Se você vai viajar…*
Para quem vai viajar é importante fechar o registro geral de seu imóvel.

Certique-se antes de deixar o imóvel o funcionamento da boia do seu reservatório para evitar transbordamentos durante sua ausência

Confira se torneiras, chuveiros e descargas estão sem vazamentos

*Para curtir a folia…*

Brincadeiras com água são totalmente desaconselhadas, principalmente com o uso de mangueiras.

Supervisione as crianças para evitar desperdício

É sempre válida a dica de fechar a torneira ao escovar os dentes, fechar o chuveiro ao se ensaboar e evitar banhos demorados.

Hidrate-se bem e tenha uma alimentação saudável

Prefira utensílios reutilizáveis

Não jogue lixo no chão

Use fantasias que possam ser utilizadas depois do carnaval

 

 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo