Casa de Cultura de Acari será entregue em agosto

Governadora visitou obras de recuperação do antigo Grupo Escolar Tomás de Araújo; espaço foi cedido à Fundação José Augusto e deve iniciar atividades no segundo semestre

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

 

A governadora Fátima Bezerra visitou neste domingo (20) a reforma do prédio da antiga Escola Estadual Tomás de Araújo, em Acari, onde será instalada a Casa de Cultura da cidade. Com investimento de R$ 400 mil, a estrutura deve ser entregue em agosto.
O prédio histórico foi a primeira escola da cidade e por ele passaram várias gerações de acarienses. Símbolo da história de Acari, o imóvel está localizado ao lado da Matriz de Nossa Senhora da Guia. Ao visitar as obras, Fátima Bezerra salientou o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento das políticas públicas de Cultura. Ela revelou que a obra será entregue já em agosto, durante a edição de 2025 da festa de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Acari. “Estamos transformando a primeira escola pública desta cidade, que, em breve, será transformada no Palácio da Cultura Tomás de Araújo. Assumi o compromisso de entregar esta obra ainda em agosto, durante as festividades de Nossa Senhora da Guia”, disse.
Segundo o prefeito de Acari, Fernando Bezerra, a Casa de Cultura será um marco fundamental na história de Acari. “Agradecemos profundamente esta iniciativa, que nos dará um espaço para produção e preservação não apenas da cultura de Acari, mas de todo o Seridó potiguar. Aqui escrevemos um novo capítulo para nossa identidade cultural”, agradeceu.
O termo de cessão do prédio, que funcionou como escola até 2017, para a Fundação José Augusto (FJA) foi assinado em março deste ano. A Secretaria de Estado da Educação (SEEC) realizou intervenções iniciais no prédio. A reforma total será executada pela FJA em parceria com o Ministério da Cultura. A previsão é que o calendário de atividades da Casa de Cultura seja iniciado ainda no segundo semestre.
De acordo com Gilson Matias, presidente da Fundação José Augusto, o Palácio da Cultura Tomás de Araújo será uma referência para as Casas de Cultura de todo o Estado. “Esta casa de cultura estabelece um novo padrão para os equipamentos culturais do estado, servindo de modelo para as que serão implementadas posteriormente. A casa será inteiramente climatizada, com salas individualizadas, permitindo a produção de cultura nas suas mais diversas vertentes”, detalhou.
Atualmente, o Governo do RN, por meio da FJA, está executando um projeto de reforma de 14 das 27 Casas de Cultura existentes. O projeto, no valor total de R$ 11,2 milhões, foi contemplado no edital “Resgatando a História”, do BNDES. A iniciativa conta com recursos do próprio BNDES, do Instituto Neoenergia e de recursos próprios do Governo do Estado, via Lei Rouanet.

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais