O Centro Feminista 8 de Março (CF8) realizou, nesta segunda-feira (23), a entrega de R$ 340 mil em recursos de fomento rural para as mulheres do grupo Juntas Seremos Mais Fortes, de Jucuri e região, no município de Mossoró. Ao todo, 74 mulheres foram beneficiadas, sendo 54 com o Fomento Rural, em parceria com o Governo do Estado, e outras 20 com o P1+2, em parceria com a Articulação do Semiárido (ASA). Ambos os recursos são destinados por meio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) do Governo Federal.

Os recursos do fomento visam apoiar as mulheres em suas atividades produtivas. Para isso, a equipe técnica do CF8 realiza um trabalho de acompanhamento, com projetos desenvolvidos a partir dos interesses das beneficiárias. Os projetos abrangem atividades agrícolas e não agrícolas, como caprinocultura, suinocultura, avicultura, produção de pescados, cultivo de hortaliças e pequenos comércios. O objetivo é fortalecer a produção que já é desenvolvida pelas mulheres nos seus quintais, contribuindo para a melhoria das condições de vida em suas famílias e da comunidade.

O Programa Fomento Rural, desenvolvido pelo MDS, combina duas ações: o acompanhamento social e produtivo e a transferência direta de recursos financeiros, no valor de R$4,6 mil. Esses recursos têm como objetivo apoiar as famílias rurais no desenvolvimento de seus projetos produtivos.

No Jucuri e região, o CF8 também oferece acompanhamento técnico para a construção de cisternas de segunda água (cisterna calçadão e enxurrada), em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). O P1+2 integra o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido, da ASA.

Para Rejane Medeiros, Coordenadora Técnica do CF8, a entrega desses recursos representa um significativo fortalecimento da autonomia das mulheres da região. “Entregar esse volume de recursos para as mulheres implementarem nas suas atividades produtivas significa uma grande conquista. Elas poderão fortalecer suas atividades, com autonomia de decidir sobre como irão utilizar os recursos e sobre sua produção e comercialização”, afirmou.

A auto-organização das mulheres do grupo Juntas Seremos Mais Fortes também tem se mostrado um elemento chave para o sucesso desses projetos. O grupo tem se reunido e compartilhado planos para o futuro, como a construção de uma feira da agricultura familiar e artesanato, o que potencializará ainda mais a auto-organização. “Elas estarão discutindo a comercialização, os desafios que enfrentam coletivamente e, a partir disso, poderão construir soluções para superar essas dificuldades”, explicou Rejane.

Novos projetos e ampliação para 2025

Além das entregas de fomento, a expectativa do CF8 para 2025 é de que novos recursos de fomento sejam entregues à região, juntamente com o desenvolvimento de outros projetos, como o Organização Produtiva de Mulheres Rurais e os Quintais Produtivos. Com esses projetos, o CF8 visa continuar apoiando o fortalecimento das mulheres rurais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a autonomia das mulheres do Jucuri e região.

Estiveram presentes na reunião de entrega dos recursos o representante da associação local Valdir Cabral, o Secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Governo do RN (SEDRAF), Alexandre Lima; a Deputada Estadual Isolda Dantas; e a vereadora eleita de Mossoró, Plúvia Oliveira.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo