O volume de chuvas registrado nas duas primeiras semanas em Mossoró está 28% acima do esperado para o mês. Levantamento da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) mostra que entre 1º e 14 de fevereiro o acumulado chega a 120,7 milímetros.
Conforme a média histórica dos últimos 30 anos, era esperado para este segundo mês do ano o total de 93,8 mm. O maior volume registrado no mês corrente se deu durante o Carnaval. Entre sábado (10) e quarta-feira (15), Mossoró registrou 99,4 mm.
A maior precipitação pluviométrica foi registrada no sábado. O primeiro dia de Carnaval teve acumulado de 46,8 mm. No período, o segundo dia com o maior volume registrado foi a Quarta-Feira de Cinzas, com 43,5 mm. No domingo (11), a chuva registrada na cidade chegou a 9,1 mm. Não houve registro de chuvas na segunda (12) e terça-feira (13).
O servidor da Secretaria da Agricultora de Mossoró, Alciomar Lopes, explica o que causou esse volume acumulado no período do Carnaval.
“Está existindo na atmosfera desde a semana passada a atuação da Zona de Convergência Intertropical em banda dupla. Ela está localizada exatamente na divisa, com a associação da circulação dos ventos quente, umidade e alta temperatura na parte costeira estão também proporcionando volumes grandes de chuvas nessa área. Tivemos muitos ventos fortes, com nuvens de tempestades como aconteceu recentemente”.
PREVISÃO – Alciomar Lopes explica que as previsões de chuvas para os próximos dias são boas. “As previsões são positivas. Ela continua atuando bastante forte na zona de convergência, com muita umidade, alta temperatura”.
VOLUME ACUMULADO E ESPERADO PARA FEVEREIRO:
VOLUME ESPERADO (todo o mês) – 93,4 milímetros
VOLUME ACUMULADO (1º a 14 de fevereiro) – 120,7 milímetros
CHUVAS DURANTE O CARNAVAL EM MOSSORÓ
SÁBADO (10) – 46,8 mm
DOMINGO (11) – 9,1 mm
SEGUNDA (12) – 0,0 mm
TERÇA (13) – 0,0 mm
QUARTA (14) – 43,5 mm
VOLUME ACUMULADO NO CARNAVAL – 99,4 mm