O que os poderosos temem?

Os poderosos estão no poder com toda a força que isso significa. De todas as formas. Com todas as máscaras. Com vários disfarces. Fingindo pobreza e emulando simplicidade. Enganando os pobres e tramando com os ricos.

Só uma coisa os faz temer: a imprensa livre. O Jornalismo sério e responsável.

E há dois princípios sobre os quais quem lida com a informação não deveria se afastar. O primeiro deles é a ética. Pessoal. O valor moral sobre o qual se assenta uma conduta séria.

O outro é o compromisso com aquilo que não é de quem escreve, fala ou televisa: o direito à informação. Esse é um valor inegociável.

Quem negocia com informação é um criminoso. Não se importa se jornalista, blogueiro, influencer. Não importa em que plataforma, meio físico ou digital. Não se vende aquilo que não nos pertence.

Quem aufere qualquer vantagem com aquilo que sabe e que deveria informar ao povo é bandido. Essa é a verdade. Doa a quem doer.

Retorno

Motivado e até cobrado por quem nos acompanhava no veículo de comunicação que integrávamos antes de chegar ao Boca da Noite, decidimos voltar a escrever uma coluna. Com textos curtos e informações rápidas. Publicaremos às terças, quintas e sábados.

Operações do MP
Tem causado alvoroço entre figurões da política de Mossoró as operações do Ministério Público em condomínios de luxo da cidade. Tem muita gente acordando assustada. E alguns sem dormir com os sustos.

Operações do MP II

O trabalho do MP, nestes casos, tem sofrido apenas uma crítica pontual da população: a não divulgação dos nomes dos presos. Os bacanas com proximidade com o poder e contas bancárias polpudas não tem suas identidades reveladas quando seus crimes são descobertos.

RF em Mossoró

A delegacia da Receita Federal em Mossoró precisa dá uma melhorada em seu atendimento. Só atende depois de agendamento pela Internet. Isso, com certeza, agiliza. Mas, pasmem, esperar mais de 20 minutos após o horário agendado não é razoável.

Fascismo

O fascismo tem agido com sutileza. Com pequenos ardis. Por isso que aceitar jornalistas em emissoras de rádio ou TV, que são concessões públicas, defendendo o voto impresso, a anista para os criminosos do 8 de janeiro e as fake news é algo que não cabe na cabeça de quem acredita, defende e zela pela democracia.

Paulo Linhares

É tocante a paciência de Paulo Linhares com a esperança de ser indicado a vice na chapa de Allyson. O prefeito tem dado todas as demonstrações – via mensageiros – de que o advogado está fora do páreo. Paulo pode vir a ser escolhido? Pode. Mas que é muito difícil, isso é.

Imparcialidade

Em Mossoró, quem mais posa de imparcial tem parente com cargo comissionado na prefeitura de Mossoró.

Boas do MCJ

Organização e segurança tem sido os aspectos mais elogiados da mais recente edição do Mossoró Cidade Junina. O crédito pela organização é da equipe do prefeito Allyson Bezerra.

Boas do MCJ II

Sobre a segurança, foi fundamental o apoio e o investimento do Governo do Estado. Sem as diárias operacionais, nas quais a governadora Fátima investiu mais de R$ 5 milhões, com certeza o resultado seria outro. O desafio é: o prefeito vai reconhecer essa obviedade?

Má do MCJ

A falta de transparência. Em se tratando de gestão Allyson Bezerra, no entanto, nenhuma novidade. Ruim para o povo, que não sabe quanto do seu dinheiro foi gasto na festa.

Comemorando

A deputada estadual Isolda Dantas (PT) reúne parentes, amigos, a militância e a comunidade em geral para comemorar seu aniversário de 50 anos. Será no próximo dia 12/7, a partir das 20h, no Requinte Buffet.

 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo