A chance de um grande acerto de Rosalba
A ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP) deverá ser candidata a vereador em outubro próximo. Decisão tomada ontem à noite e que dificilmente mudará.
Prefeita de Mossoró por 4 vezes, senadora e governadora, Rosalba tem uma trajetória vitoriosa. Pela má administração que fez entre 2016 e 2020, permitiu que uma onda antirrosalba surgisse. Esse fato, aliado ao marketing da campanha de Allyson a fez experimentar a primeira derrota em 2020.
Uma série de questões pessoais a fez “mergulhar”. Em política, não existe espaço vago. A lacuna deixada por um é sempre ocupada por outrem. Foi o que Allyson fez: usou toda a estrutura do poder e todo o seu tempo para se fazer onipresente na cabeça do eleitor. Mesmo que sua administração seja um desastre, a população o aprova. Nos tempos de hoje, vale o reel, a postagem, a foto. Pouco importa a falta de vaga nas escolas, as UBS´s sucateadas, os escândalos, as fraudes. Importa estar nas redes sociais.
Mas voltemos à Rosalba. Optou, por todas as questões postas, por não concorrer à prefeitura. Pesa também a saúde claudicante do marido.
Pois bem. Caso Rosalba mantenha a disposição de concorrer a uma vaga na Câmara, será um grande acerto. A retomada pelo reinício. A volta pelo primeiro degrau. O retorno pelo caminho inicial.
Rosalba tem como grande exemplo o ex-senador Eduardo Suplicy (PT), que após perder as eleições de 2014 para o Senado, concorreu em 2016 para a Câmara Municipal de São Paulo e foi eleito. Em 2022, foi eleito o deputado estadual mais votado da história do Estado. Há um grande e importante caso de sucesso a ser seguido. E Rosalba tem potencial eleitoral para essa jornada.
Convenções
Mossoró respira política na tarde deste sábado. Dois dos principais concorrentes à prefeitura de Mossoró serão homologados por seus partidos para as disputas de outubro próximo: Allyson Bezerra (União Brasil) e Lawrence Amorim (PSDB).
Escolha da Rosa
Se Rosalba tende a acertar caso seja candidata a vereadora, também deve cometer um erro político na avaliação de analistas. Ele deve apoiar o bolsonarista Genivan Vale (PL) a prefeito.
Escolha da Rosa II
A força de Beto Rosado no PP e a necessidade de se desfazer da RPC deixaram Rosalba sem outra opção. Parte da militância e muitos dos pré-candidatos a vereador pelo PP gostariam de estar no palanque de Lawrence.