Iniciou nesta segunda-feira, dia 05/08, às atividades do Orçamento Participativo, do Rio Grande do Norte de 2024, que contemplará todo o Estado com plenárias de escuta ativa e feira de serviços organizada pelo programa RN com a Gente.
O OP/RN, é um processo pro qual a população decide, de forma direta, a aplicação dos recursos em obras e serviços que serão executados pelo Governo. Segundo o cronograma, a primeira cidade foi Pau dos Ferros, logo após, será a cidade de Mossoró, nesta terça-feira, dia 06/08.
Inicia-se com as reuniões preparatórias, quando o Poder Executivo Estadual presta contas do exercício passado e apresenta o Plano de Investimentos e Serviços (PI) para o ano seguinte. Os órgãos e entidades estaduais acompanham estas reuniões, prestando esclarecimentos sobre os critérios que norteiam o processo e a viabilidade das demandas. E um exemplo de uma importantíssima demanda, é sobre a Comunidade Sumaré em Mossoró, que participará do OP/RN, em prol da construção da primeira escola estadual do bairro.
O Sumaré é um dos bairros que mais cresce na cidade. Porém, não dispõe de uma escola estadual, a escola de nível Fundamental II que funciona no bairro, conhecida como Escola Estadual João Paulo II, é um prédio alugado ao estadual e que há anos funciona em situação precária, como ausência de uma quadra de esportes para que os professores da disciplina de Educação Física exerçam suas aulas práticas, banheiros inadequados, salas de aulas desproporcionais para o quantitativo de discentes, problemas estruturais com as instalações elétricas, presença de cupins em diversos compartimentos da escola, além disso, a instituição não comporta mais a demanda de alunos e alunas que anualmente buscam matrícula.
Diante dessa situação dramática, a comunidade tem realizado algumas ações visando ter seu pleito atendido pelo governo estadual como: mobilização da comunidade, protestos de reivindicações em eventos da educação, denúncia da realidade através da imprensa e até a escrita de uma carta aberta para governado Fátima Bezerra veiculada nas redes sociais.
Agora a comunidade vê uma oportunidade real de ter seu pleito tão legítimo e necessário ser atendido através da participação popular do Orçamento Participativo. A construção de uma escola digna e de qualidade para uma população de quase 30.000 habitantes, como é o caso do bairro do Sumaré em Mossoró é urgente e necessária.
Acompanhe aqui o cronograma:
05/08 – Pau dos Ferros, das 8h às 14h, no Campus da UERN.
06/08 – Mossoró, das 8h às 14h, na Escola Estadual Jerônimo Rosado.
07/08 – Assú, das 8h às 14h, no Campus da UERN.
08/08 – Currais Novos, das 8h às 14h, no Campus da UFRN – FELCS.
10/08 – Natal, zona leste, das 8h às 14h, no Campus IFRN – Rocas.
12/08 – Natal, zona oeste, das 13 às 18h, no IERN Natal.
13/08 – Natal, zona norte, das 13 às 18h, no Centro Cultural da UERN.