O Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) enviou ao Ministério da Educação (MEC), na última sexta-feira, 26/4, a lista tríplice com os nomes dos candidatos que participaram da consulta à comunidade acadêmica.
Compõem a relação, pela ordem do resultado da consulta, os nomes dos professores Rodrigo de Codes e Nildo Silva (primeiros colocados); Ludmila Oliveira e Monique Lessa (segunda colocadas) e Jean Berg Alves e Quirino Júnior (terceiro colocados).
O MEC vai homologar o resultado e o presidente nomeará os futuros reitor e vice da Ufersa. O chefe do Executivo nacional tem a prerrogativa de nomear quaisquer dos integrantes da lista, independente da ordem na consulta à comunidade acadêmica.
O presidente Luís Inácio Lula (PT) tem respeitado a soberania da comunidade universitária, nomeando o primeiro da lista.
Em 2020, o ex-presidente Bolsonaro (PL) nomeou Ludmila Oliveira, que tinha ficado em terceiro lugar naquela ocasião. Nesse ano, Ludmilla trem tentado dar um golpe para permanecer no cargo. Sem sucesso até agora.