A Coordenadoria de Esporte e Lazer (CEL) da Secretaria de Estado da Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN) determinou, na tarde desta terça-feira, 28/6, a instauração de sindicância para apurar o caso de racismo registrado numa partida de basquetebol dos Jogos da Juventude do Rio Grande do Norte (JUVERNS) disputada no Ginásio Municipal Pedro Ciarlini.

De acordo com vídeos que circulam na internet, a torcida passou a xingar um atleta com termos racistas, inclusive simulando sons de um macaco.

De acordo com informações colhidas pelo Blog Na Boca da Noite, uma mãe que estava na torcida se exaltou com o episódio e acionou a Guarda Municipal, que já estava no local para garantir a segurança do evento. A mulher, no entanto, não soube identificar qual ou quais seriam os autores da ofensa.

O pai do estudante ofendido prestou queixa na delegacia e a polícia trabalha para identificar quem são os responsáveis pelo ato racista. A CEL emitiu nota de repúdio sobre o caso.

Autoridades políticas, como os vereadores Pablo Aires (PSB), Marleide Cunha (PT) e deputada federal Natália Bonavides (PT) se pronunciaram publicamente sobre o episódio e exigem das autoridades que o fato seja apurado e os acusados punidos.

Veja aqui o vídeo do repugnante ato de racismo.

 

Veja aqui a nota de repúdio da CEL

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo