* Márcio Alexandre

Nós tivemos nosso holocausto. Sim, de 1º de abril de 1964 a 1988, vivemos sob o signo do medo. Os “camburões” eram as câmaras de gás do nazismo. Nossos DOP´s os campos de concentração tupiniquim. Para onde gente era levada para “ser morrida”.

Não é exagero fazer tais comparações. Barbárie não se relativiza. Qualquer sistema que mate inocentes, subjugue direitos, elimine liberdades, institua o medo e institucionalize violência é holocausto. Nós tivemos um para chamar de nosso. Infelizmente. Lamentavelmente. Horripilantemente.

Foi na noite de 31 de março que o horror virou a marca do pior tipo de regime que se possa ter em qualquer lugar do mundo: a ditadura. Não se sabe o que os generais fizeram durante os mais de 20 anos em que tiveram no poder a não ser perseguir, prender, torturar, matar e esconder corpos.

Tremo quando lembro dos tempos de chumbo. Me dá repulsa lembrar que por pouco não tivemos de volta a Ditadura Militar.

Entre os que hoje se intitulam fãs ou ao menos simpatizantes do ex-presidente, o que mais me enoja neles é saber que tem afeição por um ser que é a cara da tirania. Bolsonaristas fedem a horror. Exalam o fedor de sangue podre. Espargem carniça.

Tanto o “capetão” quanto seus seguidores encarnam quase sempre os mesmos antivalores: pusilanimidade e covardia. São valentes em grupo ou sob algum tipo de proteção, mas chamados à realidade não passam de poltrões.

Nesse 31 de março de 2024, é preciso reafirmar os valores democráticos, os princípios humanos, os direitos sociais e a importância das instituições.

Para isso, é imperioso denunciar toda e qualquer tentativa de golpe. É necessário punir quem tiver qualquer envolvimento, mínimo que seja, com o 8 de janeiro de 2023. Não dá para contemporizar com quem flertar com esse tipo desprezível de coisa.

Todos os que vivem hoje sob o signo da democracia precisam fazer sua parte. Quem souber, escreva. Quem souber falar, que fale. Que puder gritar, que grite. Quem cantar, que cante. E que todos, em uníssono, brademos: Ditadura nunca mais!!!

* Professor e jornalista

One thought on “Ditadura nunca mais!!!

  1. Excelente matéria Márcio.
    Parabéns.
    Temos expurgar sim esse regime que só nós envergonha!
    “Ditadura nunca mais “.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo