* Ugmar Nogueira
O mossoroense em especial o brasileiro, em geral, sabem que o esporte é uma atividade que tem o enorme potencial de unir os povos e as nações, além de promover saúde, entretenimento e vida.
O esporte se constitui em um braço forte nas relações humanas.
Observando os episódios recentes no âmbito do esporte local, logo se enxerga problemas antigos e ausência concreta de planejamento e de sintonia com políticas públicas já consagradas, como acontece em outros munícipios.
O esporte em Mossoró não precisa apenas de um secretário técnico ou político. Ele precisa de um novo olhar. Um um olhar de quem faz o esporte com gestão desportiva, com tratamento especial, com base principiológica, com sentimento de construção de uma sociedade mais solidaria e fraterna e livre.
Mudanças Urgentes – A atual gestão ou os próximos gestores tem que realizar mudanças urgentes, partindo do próprio organograma da secretaria, que hoje é bastante arcaico.
É preciso criar no âmbito da Secretaria coordenações e gerências que visem impulsionar o esporte. É preciso criar uma coordenação pedagógica, uma coordenação de eventos esportivos, uma coordenação de esportes olímpicos, uma coordenação de captação de recursos e projetos.
Também é urgente criar departamentos ou gerências que tratem das leis de incentivo ao esporte. É preciso criar os setores financeiro e jurídico da Secretaria.
Mudanças na política administrativa com urgências – A gestão municipal, através da Secretaria Municipal do Esporte, tem que criar com muita urgência um diálogo com o parlamento municipal. É importante e necessário a revitalização do Conselho Municipal do Esporte.
É necessário que seja criada uma frente em defesa do esporte na Câmara Municipal. É importante dialogar com a Câmara com objetivo de alocar emendas ao orçamento geral do município como também emenda impositiva para a Secretaria de Esportes.
Enviar para a Câmara o projetos de lei criando a lei de incentivo ao esporte, instituindo o Fundo Municipal de Apoio ao Esporte.
A criação de uma agenda positiva para o esporte local é outra necessidade, e passa pela realização de uma audiência pública, e pela criação da Semana do Esporte ou o Mês do Esporte no município de Mossoró
Esse novo olhar para o esporte aqui no nosso município é necessário ter como imagem principal o jeito de agir e ter o esporte como fator de desenvolvimento social.
O esporte constrói valores essenciais ao indivíduo em sociedade, permite construir pensamentos e diálogos, sobre temas importantes como o combate à violência tendo o esporte como ferramenta aliada à prevenção desse mal.
Para finalizar afirmo que mudar a chefe da pasta sem trocar o olhar para o esporte vai sempre nos levar a crer, que o placar desse jogo vai ser sempre o zero a zero.
* Radialista, Suplente de vereador e Estudante de Direito