Francisco do PT aponta preocupação com cenário econômico e social do país

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

A situação econômica das famílias brasileiras foi debatida pelo deputado estadual Francisco do PT em sessão da Assembleia Legislativa (AL/RN) de terça-feira, 17/8. Para o parlamentar, o cenário econômico e social do país é dos mais preocupantes e tem causado uma grande deterioração da qualidade de vida dos brasileiros.

“Essa situação vem se agravando nos últimos anos, especialmente de 2016 para cá, após o processo de impeachment”, analisou, referindo-se ao processo que culminou no afastamento da presidenta Dilma Roussef (PT).

Francisco do PT usou o exemplo dos sucessivos aumentos no preço dos combustíveis e também da energia elétrica para lembrar o quanto os brasileiros, sobretudo os mais humildes, tem sofrido com o cenário econômico atual.

“O preço dos combustíveis e do gás de cozinha está nesse patamar em função de uma opção política e econômica equivocada do Governo Federal e da Petrobras que valoriza o processo de dolarização do petróleo e seus derivados”, explica.

Francisco do PT lembrou que em 2016 o percentual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) era de 29%. “Hoje continua a mesma alíquota e enquanto em 2016 o litro de gasolina custava menos de R$ 3 e hoje passa de R$ 6,00”, apontou Francisco do PT. O parlamentar explicou porque isso ocorre.

“O governo fez a opção de colocar o preço dos combustíveis para acompanhar a política internacional para gerar dividendos e distribuir com os acionistas da Petrobras”, afirmou, acrescentando que quem paga o preço é o cidadão que vê os preços explodirem.  “Quem está pagando essa conta é o cidadão comum, que vê os preços dos combustíveis explodirem, e isso tem impacto direto na vida de cada pessoa deste País”, contestou.

O deputado petista afirmou ainda que para desviar o foco do problema, o governo busca culpar os governadores. “Para desviar o verdadeiro foco da questão, os defensores dessa política de preços resolvem ir pelo discurso mais simples, que é o de atacar os Estados”.

Francisco do PT citou ainda em seu discurso no plenário da AL/RN que o Governo Federal cortou 45% dos investimentos do Minha Casa, Minha Vida, fato que vai contribuir para aumentar ainda mais o déficit habitacional; e que a imprensa já anuncia novo aumento na tarifa de energia superior a 16%.

Finalizando sua fala, o parlamentar destacou a situação das pessoas nas ruas. “O que estamos vendo hoje em cada recanto do RN? Pedintes nas ruas, os canteiros cheios de crianças, pessoas pedindo de porta em porta. O fogão a lenha, a lamparina e o candeeiro estão ressuscitando, porque os cidadãos estão sem dinheiro para comprar botijão de gás e pagar a conta de luz.  Esses indicadores são muito preocupantes”, concluiu Francisco.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

 

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais