A situação econômica das famílias brasileiras foi debatida pelo deputado estadual Francisco do PT em sessão da Assembleia Legislativa (AL/RN) de terça-feira, 17/8. Para o parlamentar, o cenário econômico e social do país é dos mais preocupantes e tem causado uma grande deterioração da qualidade de vida dos brasileiros.
“Essa situação vem se agravando nos últimos anos, especialmente de 2016 para cá, após o processo de impeachment”, analisou, referindo-se ao processo que culminou no afastamento da presidenta Dilma Roussef (PT).
Francisco do PT usou o exemplo dos sucessivos aumentos no preço dos combustíveis e também da energia elétrica para lembrar o quanto os brasileiros, sobretudo os mais humildes, tem sofrido com o cenário econômico atual.
“O preço dos combustíveis e do gás de cozinha está nesse patamar em função de uma opção política e econômica equivocada do Governo Federal e da Petrobras que valoriza o processo de dolarização do petróleo e seus derivados”, explica.
Francisco do PT lembrou que em 2016 o percentual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) era de 29%. “Hoje continua a mesma alíquota e enquanto em 2016 o litro de gasolina custava menos de R$ 3 e hoje passa de R$ 6,00”, apontou Francisco do PT. O parlamentar explicou porque isso ocorre.
“O governo fez a opção de colocar o preço dos combustíveis para acompanhar a política internacional para gerar dividendos e distribuir com os acionistas da Petrobras”, afirmou, acrescentando que quem paga o preço é o cidadão que vê os preços explodirem. “Quem está pagando essa conta é o cidadão comum, que vê os preços dos combustíveis explodirem, e isso tem impacto direto na vida de cada pessoa deste País”, contestou.
O deputado petista afirmou ainda que para desviar o foco do problema, o governo busca culpar os governadores. “Para desviar o verdadeiro foco da questão, os defensores dessa política de preços resolvem ir pelo discurso mais simples, que é o de atacar os Estados”.
Francisco do PT citou ainda em seu discurso no plenário da AL/RN que o Governo Federal cortou 45% dos investimentos do Minha Casa, Minha Vida, fato que vai contribuir para aumentar ainda mais o déficit habitacional; e que a imprensa já anuncia novo aumento na tarifa de energia superior a 16%.
Finalizando sua fala, o parlamentar destacou a situação das pessoas nas ruas. “O que estamos vendo hoje em cada recanto do RN? Pedintes nas ruas, os canteiros cheios de crianças, pessoas pedindo de porta em porta. O fogão a lenha, a lamparina e o candeeiro estão ressuscitando, porque os cidadãos estão sem dinheiro para comprar botijão de gás e pagar a conta de luz. Esses indicadores são muito preocupantes”, concluiu Francisco.
Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com