Gestão Allyson sofre primeira derrota na Justiça no caso do castramóvel

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

Há mais de um ano postergando a compra de um castramóvel, mesmo com dinheiro em caixa, a gestão do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) sofreu na Justiça a primeira derrota em relação à questão.

Na última sexta-feira, 4/2, o Judiciário decidiu que a Prefeitura de Mossoró deve repassar informações sobre os recursos e sobre a compra do castramóvel. A ação foi impetrada pelo vereador Pablo Aires (PSB). O parlamentar decidiu recorrer à Justiça após a gestão Allyson Bezerra negar resposta a 22 de 25 requerimentos apresentados pelo vereador solicitando tais informações.

Aires tem empreendido uma luta constante para que o castramóvel seja disponibilizado para a cidade. Primeiro, na obtenção de recursos, quando em dezembro de 2020 conseguiu-se, através da articulação dos protetores da causa animal com a deputada estadual Isolda, a destinação de emenda no valor de 145 mil reais para aquisição do castramóvel de Mossoró.

Com o passar dos meses e percebendo a morosidade na compra do castramóvel, o vereador esteve em reunião com o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) para falar sobre essa compra que, inicialmente, justificou que a emenda não dava pra comprar o veículo. Na mesma época a Prefeitura de Caicó comprou um castramóvel com o mesmo valor.

Após pressão da opinião pública engajada na causa animal, a Prefeitura chegou a realizar reunião com representantes políticos, protetores da causa e abrir ainda a licitação publicada em 20 de agosto, porém, retirou dias depois e não publicou mais.

“Solicitamos as informações há quase um ano e nunca fomos respondidos oficialmente. Foi a falta de transparência em nos dar respostas que nos fez procurar a Justiça. Em 2021 a Causa Animal criou uma grande expectativa para iniciar o serviço de castração em Mossoró, pois conseguimos o recurso para compra do castramóvel e esperávamos sua execução já que esta gestão municipal havia se comprometido com a causa. Infelizmente a Prefeitura não fez a compra do castramóvel ainda e este ano permaneceremos cobrando. Queremos ver essa política pública de castração sendo iniciada em nossa cidade”, reafirma o vereador Pablo Aires.

A partir da decisão da Justiça, agora a Prefeitura de Mossoró terá um prazo de 30 dias para o cumprimento do determinado e sob a pena de pagar multa no importe de R$1.000,00 (um mil reais) por dia de atraso, limitada a R$30.000,00 (trinta mil reais).

O castramóvel é uma necessidade antiga e sua aquisição é urgente, pois além de reduzir a população de animais de ruas trará benefícios principalmente na saúde sanitária de toda a população de Mossoró.

O prefeito criou uma comissão para tratar sobre a questão. De acordo com membros desse colegiado ouvidos pelo Blog Na Boca da Noite, o grupo foi criado por Allyson Bezerra apenas para ganhar tempo. Um dos integrantes dessa comissão revelou ao blog que o prefeito ainda não teria comprado o castramóvel pelo fato de os recursos serem de emenda de autoria da deputada Isolda Dantas.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Publicidade
Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais