A retomada das notas positivas do Índice do Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) no RN, o estímulo à rede de proteção às mulheres no ambiente escolar e uma profunda reflexão sobre os valores da fraternidade e da cidadania. Em sua participação na abertura da Jornada Pedagógica 2025, sexta-feira (20/12), no Hotel Holiday Inn, a governadora Fátima Bezerra conclamou os educadores públicos presentes a se engajarem em temas importantes e atuais para a sociedade brasileira.
O evento, promovido pela Secretária Estadual de Educação (SEEC), reuniu profissionais de diversas áreas e níveis de atuação, incluindo representantes do MEC e de especialistas sob o tema “Avaliação e Recomposição das Aprendizagens: Desafios e Perspectivas para Garantir a Equidade”.
“Uma escola não pode se resumir a um local onde vamos ensinar matemática e regras básicas de português. Ela é desafiada a refletir sobre a diversidade da vida e seus desafios, os valores que devem proclamar o amor, a fraternidade e a solidariedade”, refletiu a governadora durante a abertura do evento.
SOLIDARIEDADE – Na oportunidade, Fátima Bezerra expressou sua solidariedade à comunidade da Escola Estadual Berilo Wanderley, localizada em Natal, alvo de um atentado praticado nesta semana contra um estudante e uma coordenadora da unidade.
“Mobilizamos desde o primeiro momento toda a assistência, por meio da Secretária de Educação e da Secretária de Segurança, em favor das vítimas e da comunidade escolar, contando com apoio do Ministério da Educação. Estamos acompanhando permanente este caso que serve para refletirmos sobre o papel da escola pública.”
Destacou a necessidade de levar o debate sobre a violência, o assédio sexual, o programa Maria da Penha vai às escolas, o estupro, a valorização da população étnico-racial para que os educadores reflitam sobre questões urgentes que tocam a população. “Vamos refletir fortemente com nossos alunos sobre tudo isso para transformarmos a escola em um espaço de paz com pleno exercício de cidadania”.
AVANÇOS E DESAFIOS – Apesar dos desafios, a governadora destacou os avanços concretos na educação do RN: a entrega do 5º Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte, em Tangará; crescimento de 80% das matrículas – de 7.389 em 2019 para 13.307 em 2024; implantação da Política de Educação em Tempo Integral e o investimento de 54,3 milhões de reais na aquisição de uma variedade equipamentos essenciais para as escolas.
“Só para vocês terem uma ideia: em 2019, o número de matrículas em tempo integral foi de 10.589. Este ano alcançamos 28.882, em uma clara demonstração do interesse e da demanda dos potiguares pela educação em tempo integral”, exemplificou.
A governadora destacou que todos os investimentos na educação se destinam à melhoria das notas do IDEB no RN. “A mudança já se reflete: o IDEB deste ano já se mexe para cima, por meio de um grande esforço do nosso Governo, que terá a parceria da Fundação Getúlio Vargas. Precisamos agora de um grande engajamento de todos e todas para que nossos estudantes tenham uma melhor aprendizagem. Precisamos ir às escolas, às comunidades para oferecer a concretização dos sonhos dessas meninas e meninos”.
Participaram da solenidade de abertura da Jornada Pedagógica 2025, a secretária de Educação, Socorro Batista; o subsecretário Esporte, Cezinha Nunes; o superintendente da Fundação Getúlio Vargas, Emílio Munaro; o representante da Undine, Josian Ribeiro; o representante do Conselho Estadual de Educação, Otávio Augusto e de representantes dos mandatos dos deputados Francisco do PT e Divaneide Basílio.