Governo do RN homologa banca de concursos unificados com 175 vagas previstas

Banca única organizará seleções do Detran, Ipern e Ceasa, com mais eficiência, transparência e padronização dos processos

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

 

O Governo do Estado dá um passo inédito na modernização da gestão pública ao adotar, pela primeira vez no âmbito do Poder Executivo estadual, o modelo de concursos públicos com banca unificada. A medida, inspirada no Concurso Nacional Unificado do Governo Federal, amplia a transparência, agiliza processos e garante economia de recursos públicos.

A homologação da banca responsável pela organização dos concursos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipern) e das Centrais de Abastecimento do RN (Ceasa) foi publicada na edição desta sexta-feira (6) do Diário Oficial do Estado. A instituição selecionada foi a Avalia – Instituto Avalia de Inovação em Avaliação e Seleção.

A condução do certame ficará sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Administração (Sead), que atuará de forma articulada com os órgãos envolvidos. A centralização da contratação de uma única banca organizadora permitiu maior padronização dos procedimentos, mais eficiência administrativa e resultou em uma economia estimada de aproximadamente R$ 3 milhões aos cofres públicos, reafirmando o compromisso do Governo do RN com a boa gestão e o uso responsável dos recursos.

BENEFÍCIOS AOS CANDIDATOS

Além do impacto positivo para a administração pública, o modelo também traz benefícios diretos para os candidatos, que passam a contar com regras mais uniformes, maior previsibilidade e processos seletivos mais organizados. Com a homologação, a banca dará início aos trâmites administrativos necessários para a elaboração dos editais e definição dos cronogramas dos concursos, que deverão ser divulgados em breve.

Ao todo, os certames contemplam 175 vagas distribuídas entre os órgãos. No Detran/RN, serão ofertadas 80 vagas, além de cadastro de reserva, sendo 24 destinadas a cargos de nível superior, na função de Analista de Trânsito, e 56 para cargos de nível médio, na função de Assistente de Trânsito. Já o Ipern contará com 90 vagas, com 45 oportunidades para candidatos com formação superior em qualquer área, destinadas ao cargo de Assistente Técnico Previdenciário, e outras 45 para nível médio, para o cargo de Agente Administrativo Previdenciário. Quanto ao concurso da Ceasa, serão ofertadas cinco vagas para nível superior, destinadas ao cargo de Técnico em Abastecimento.

A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Rio Grande do Norte com a valorização do serviço público, a ampliação do acesso ao emprego formal e a modernização dos processos de seleção, alinhando o Estado às melhores práticas adotadas no país.

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais