IFRN lança Cátedra Paulo Freire RN

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) realizará, na próxima terça-feira, dia 28/9, a solenidade de abertura da Cátedra Paulo Freire RN. A ação tem por objetivo contribuir para difundir os estudos freireanos e o seu impacto na educação brasileira, fomentando ações que articulem o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. O lançamento será realizado virtualmente, às 15h, no canal do YouTube do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN).

A Cátedra Paulo Freire RN é uma ação interinstitucional, fruto de parceria entre o IFRN e outras instituições de ensino do estado, como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), o Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (Ifesp), além de movimentos sociais e entusiastas da metodologia do Patrono da Educação Brasileira. Se vivo, Paulo Freire faria 100 anos em 2021.

A coordenadora do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do projeto é Maria Aparecida da Silva Fernandes, professora do Campus Parnamirim do IFRN. Ela ressalta a importância de Paulo Freire para a garantia de direitos fundamentais: “Ele dedicou a sua vida para que todos tivessem direito à educação, acesso à leitura, à escrita e à cultura”.

Em 1963, no município de Angicos/RN, o educador promoveu a experiência histórica e pioneira de alfabetizar 300 adultos em 40 horas, que ficou conhecida como as “Quarenta Horas de Angicos”. A professora Maria Aparecida ressalta a importância de homenagear esse feito: “No Rio Grande do Norte, que é um estado tão simbólico quanto a história de Paulo Freire, de seu legado e de sua memória, ainda não havia uma cátedra, então nós, no IFRN, começamos [a elaborar a Cátedra]”.

Lançamento – Além da solenidade de abertura, que contará com a presença do reitor do IFRN, professor José Arnóbio de Araújo Filho, e de representantes das demais instituições envolvidas no lançamento, o evento será marcado pelo “Diálogo Freireano: o legado de Paulo Freire para a Educação”, com a presença da professora Eliete Santiago, coordenadora da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do professor Marcos Guerra, da UFRN.

Movimento Pró-Cátedra – Os diálogos sobre a criação de uma cátedra em homenagem a Paulo Freire no estado do Rio Grande do Norte vêm ocorrendo desde o ano de 2017, quando uma turma do Curso Superior de Licenciatura em Formação Pedagógica para a Educação Básica, Profissional e Tecnológica do Campus Parnamirim do IFRN realizou uma aula de campo na cidade de Recife.

Na ocasião, a professora Targélia de Souza Albuquerque, que conviveu e trabalhou ao lado de Paulo Freire, ministrou uma aula sobre a vida e a obra do professor e mestre pernambucano. Dois anos depois, as professoras do IFRN Francy Izanny de Brito Barbosa Martins e Rejane Bezerra Barros, em conversa com a professora Eliete Santiago, coordenadora da Cátedra Paulo Freire da UFPE, expressaram o desejo da criação de uma cátedra no RN. Além de comemorar a iniciativa, a professora Eliete Santiago se dispôs a colaborar com a ação.

Dessa forma, foi criado, em 2021, o “Movimento Pró-Cátedra Paulo Freire RN”, composto por representantes das quatro instituições responsáveis pela elaboração da cátedra. Colaboram, ainda, grupos de Pesquisa e Extensão, como o Núcleo de Pesquisa em Educação (Nuped), do IFRN; o Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento (Gepem) e o EJA em Movimento da UFRN; o Diálogos em Paulo Freire e Educação Popular (Lefreire) da Uern; o Grupo de Pesquisa Práticas Educativas em EJA (PraEJA) da Ufersa; e o Grupo de Estudos em Educação, Etnia e Economia Solidária (GEPeeeS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais