II Ursap realizará “Dia D” de vacinação contra Influenza, Covid e outras doenças sábado 

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

 

Neste sábado (20/5), a II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), realizará o “Dia D” de vacinação disponibilizando imunização contra a Influenza, Covid-19 e febre amarela. O objetivo da ação é ampliar o acesso da população aos imunizantes e elevar as coberturas vacinais.

Para realização do dia “D”, a II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio do Programa de imunização, recomenda que todos os municípios, seguindo o que estabelece o Ministério da Saúde, adotem este dia 20 de maio de 2023, para mobilizar toda população a comparecer aos postos de vacinação, visando atualizar o calendário vacinal e proteger indiscriminadamente toda a população a partir dos 6 meses de idade para, dessa forma, elevar os índices das coberturas vacinais. Neste dia D deverá estar disponível também as vacinas de Influenza, COVID-19 além de Febre Amarela e as de rotina para os municípios que desejarem ampliar, oportunizando àqueles que não conseguem ter acesso a vacinação durante a semana.

*VACINA INFLUENZA* – A imunização contra a “Influenza” está aberta para grupos prioritários, preconizados pelo Ministério da Saúde. Podem receber a dose do imunizante: Idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; crianças (6 meses a menores de 6 anos de idade); gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e pessoas com deficiência permanente.

Além disso, podem tomar a vacina contra a Influenza: caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

*VACINA COVID- 19* – Para a vacina COVID-19 a vacinação de reforço com a vacina COVID-19 Pfizer bivalente para grupos prioritários com duas doses monovalentes prévias para: Idosos de 60 anos ou mais de idade, pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos (ILP e RI) e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade, indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade), gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade), população privada de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas. *VACINA FEBRE AMARELA*- Para a vacina Febre Amarela, o grupo prioritário elegível é de 9 meses a 59 anos. Para as pessoas acima de 60 anos, recomenda-se a avaliação médica para essa vacina.

“A II Ursap recebeu 30.880 doses de vacinas para influenza; 3.730 doses para febre amarela e 3.582 doses para COVID-19”, informa a técnica do Programa de Imunização da II Ursap, Lucinete Almeida.

“Orientamos que os municípios aproveitem a oportunidade da visita das pessoas à unidade básica de saúde para atualizar também a imunização contra a Covid-19, febre amarela e, se for possível, atualizar outras vacinas pendentes no calendário de cada um”, explica a coordenadora do Núcleo Técnico da II Ursap, Saudade Azevedo.

“Vamos fortalecer o SUS, a ciência, a cultura de vacinação no país e retomar as altas coberturas   vacinas no Brasil. A imunização é fundamental, porque reduz a carga da doença, especialmente em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde”, disse a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti.

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais