A gestão Allyson Bezerra (Solidariedade) vai ter que mudar drasticamente sua postura para se livrar da pecha de inimiga da cultura. Hoje, a gestão tem agido para fazer jus a essa definição. Um episódio ocorrido hoje reforça isso.
A prefeitura emitiu ordem de despejo contra o Circo Los Campelos, que está instalado na avenida Rio Branco, após a Praça dos Esportes. Os artistas circenses foram cientificados há pouco da ordem. A medida vem sendo bastante criticada pelos mossoroenses, principalmente nas redes sociais.
Faltou sensibilizada, equilíbrio e bom sendo à gestão. Isso porque a estrutura já estava sendo desmontada. A desmontagem atrasou em face das chuvas, que tem caído todos os dias e até de forma torrencial na cidade.
O Conselho Municipal de Cultura de Mossoró está atuando junto à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB), responsável pela ordem na tentativa de encontrar uma solução para o impasse.
“O CMPC tem pautado o diálogo entre os setores da cultura e a Secretaria de Cultura. Nesse caso, estamos intermediando a situação, cobrando dos secretários que fazem parte do conselho, indicado pelo prefeito a compor o CMPC. Entendemos como total falta de sensibilidade por parte da Seimurb, que não procurou abrir uma negociação para resolver a situação, preferiu optar pela ação drástica e insensível, desrespeitando os artistas circenses”, lamenta Américo Oliveira, membro do CMPC.
Américo Oliveira disse sentir-se envergonhado com a situação. “Agora falo como artista que sou, ator e palhaço, me solidarizo com companheiras e companheiros circenses. Me sinto envergonhado pela minha cidade tratar os artistas dessa forma, a cidade que acreditou na promessa de nova gestão política, mas, a prática ainda são as mesmas de sempre, uma velha política perseguidora para com os artistas”, destacou.
O Blog Na Boca da Noite contactou a prefeitura de Mossoró para apresentar sua versão sobre o episódio. Até o fechamento dessa matéria, não havíamos recebimento retorno ao questionamento apresentado.
Horácio Campelo, um dos líderes do circo, gravou um vídeo sobre o fato. Veja:
Nota do blog: às 17h, a prefeitura emitiu uma nota. Leia abaixo:
NOTA
Sobre as declarações do Circo Los Campellos, a Direção-Executiva de Meio Ambiente e Urbanismo de Mossoró esclarece que o Município tem compromisso com a valorização do setor cultural. Compromisso atestado pelo agendamento da operação de dois parques e dois circos que atuarão na cidade no período de apenas seis meses.
A direção-executiva também informa que a notificação emitida para o Circo Los Campellos não gera multa e tem caráter de instrução, sendo a orientação desocupar o terreno próximo à Praça dos Esportes, para garantia do direito de outro empreendimento cultural. O Circo Los Campellos detinha autorização para operar no terreno durante o período de 8 de março a 3 de abril. A insistência do empreendimento cultural para permanecer no terreno fere o direito de um parque de diversões que tem autorização para atuar no espaço desde 5 de abril.
Isso posto, a Diretoria-Executiva de Meio Ambiente e Urbanismo reafirma que a notificação ao Circo Los Campellos nada tem a ver com desvalorização da cultura, mas, sim, com a garantia do cumprimento das normas, de modo que outros empreendimentos culturais não sejam prejudicados.
Por fim, a Diretoria-Executiva de Meio Ambiente e Urbanismo reafirma seu compromisso com a cultura, salientando a importância da observância dos direitos de todos os empreendimentos culturais que, porventura, precisem de autorização para uso e ocupação do solo da cidade.
Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

1 comentário
Mossoró-RN atualmente é digna de vergonha em todas as áreas. Digo, a gestão.