IPEM/RN fortalece fiscalização com novos equipamentos, incluindo balanças de precisão para laboratório e campo

Aquisições e calibrações representam um significativo avanço para a metrologia legal no estado, ampliando a precisão e o alcance das ações fiscais

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) deu um importante passo para modernizar e ampliar a capacidade de atuação do seu Laboratório de Pré-embalados. O setor recebeu um conjunto de novos equipamentos, realizou a calibração de seus instrumentos e, em um investimento estratégico, adquiriu duas novas balanças de precisão que atuarão no laboratório e em operações de campo. Todas as aquisições e serviços foram realizados com recursos provenientes de convênio com o Inmetro.

Para as atividades internas do laboratório, foram adquiridos novos freezers, um termômetro digital, um cronômetro e um termo-higrômetro. Além disso, instrumentos fundamentais como trenas, réguas, paquímetro e picnômetro passaram por calibração para garantir sua exatidão. Uma balança de precisão existente também foi reparada e retornou ao quadro de equipamentos ativos.

O grande destaque, porém, fica por conta da aquisição de duas balanças de precisão. Uma delas será utilizada exclusivamente no laboratório, aprimorando a análise de produtos. A outra terá caráter portátil e será destinada a ações fiscais diretas no campo, permitindo verificações in loco com alto grau de confiabilidade.

O diretor-geral do Ipem-RN, Itamar Ciríaco, destacou que com as aquisições será possível reforçar a fiscalização no setor de pré-embalados e assim atender a uma orientação do Governo do Estado. “Esta modernização do nosso laboratório vai além de uma simples atualização tecnológica. É uma resposta direta à solicitação da governadora Fátima Bezerra para fortalecer a defesa do consumidor potiguar. Os produtos pré-medidos estão no dia a dia da população, e assegurar que a quantidade declarada na embalagem é a efetivamente entregue é um direito básico. Com esses novos equipamentos, damos mais um passo concreto para garantir relações de consumo mais justas e transparentes em todo o RN”, afirmou.

Na mesma linha, a Chefe do Setor de Pré-embalados do IPEM/RN, Rosângela Ramalho, explicou o ganho operacional. “A chegada desses equipamentos, em especial as duas novas balanças de precisão, é um divisor de águas para o nosso trabalho. Elas nos permitirão realizar verificações ainda mais rigorosas e ágeis, tanto no laboratório quanto diretamente nos estabelecimentos comerciais. Este investimento, viabilizado pelo convênio com o Inmetro, representa um grande ganho e nos permitirá reforçar a fiscalização de produtos pré-medidos, garantindo mais segurança para o consumidor e a confirmação de que os produtos estão sendo comercializados dentro das normas da legislação metrológica.”

O Setor de Pré-embalados atua na fiscalização de produtos embalados sem a presença do consumidor. As verificações consistem em medir o produto com e sem a embalagem, para confirmar se a quantidade declarada no rótulo corresponde ao conteúdo real.

O IPEM/RN é um órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e também uma autarquia do Governo do Rio Grande do Norte, vinculada administrativamente à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Sedec/RN).

Publicidade
Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais