Jogos Escolares do Rio Grande do Norte reunirão mais de 4 mil atletas em Mossoró

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

 

A 52ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERN’s) de Mossoró deve reunir até o dia 21 deste mês, 4.044 atletas de escolas de diversos municípios, incluindo Areia Branca, Baraúna, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Mossoró, Serra do Mel, Tibau e Upanema.
A secretária de Estado da Educação, Socorro Batista esteve presente à solenidade de abertura e enalteceu a grandiosidade desta edição. “Vamos fazer destes jogos, um dos mais bonitos eventos da história da educação potiguar. São 52 anos de existência, esse ano com recorde de mais de 4 mil alunos. E eu quero dizer que a que a Secretaria Estadual da Educação, realizadora desse evento, que o Governo do Estado, governado pela nossa professora Fátima Bezerra, tem um compromisso muito forte com a prática do esporte. Que esse momento não seja de competição, de disputa, mas seja de congraçamento, de alegria, de solidariedade e de fortalecimento humano”.
Ao todo, 104 escolas estarão representadas no evento, sendo 46 estaduais com 1.897 atletas; 29 municipais com 753 atletas; 28 particulares com 1.271 atletas, além de uma escola federal com 123 atletas sob a orientação de 130 técnicos e 91 assistentes técnicos. Além disso, as competições envolverão 725 equipes e contarão com a arbitragem de 192 árbitros, garantindo a organização e a condução adequada dos jogos.
A diversidade e o grande número de participantes destacam a importância dos JERN’s como um dos principais eventos esportivos escolares da região, promovendo o esporte e a integração entre os jovens atletas dos municípios participantes.
O coordenador de Desportos da Subsecretaria de Esporte e Lazer (SEL), João Pessoa (Joca), que esteve na abertura representando o subsecretário de Esportes, Júlio Cezar Nunes Júnior, exaltou este momento dos JERNs. “Os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (o JERNs) estão consolidados e neste ano, tivemos, com certeza, um resgate pós-pandêmico. Tivemos um crescimento superior a 15% de tudo o que aconteceu no ano de 2022 e 2023. Por exemplo, Mossoró não tinha atingido 4 mil atletas, tinha 3 mil e pouco no ano passado. Esse ano, chega a superar os 4 mil atletas inscritos. E outra coisa importante, muito importante, é que quando se iniciou todo o processo, era em Natal e nas regiões próximas. Este ano nós conseguimos expandir para o Estado. Isso foi a luta que a gente iniciou em 20222. Tentamos em 2019, mas veio a pandemia e retomamos em 2022. Em 2023 quase consolidamos, e hoje está consolidado”.

Modalidades e locais das competições:

As atividades dos JERN’s 2024 (Regional Mossoró) serão realizadas em diversos locais e modalidades, proporcionando uma ampla diversidade de esportes para os participantes. Confira:
Capoeira (Escola Estadual Jerônimo Rosado);
Futebol (Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN);
Futebol de Areia (Arena Pedra do Chapéu, em Tibau);
Futebol Society (SINTE – Regional Mossoró;
Futsal (Ginásio Pedro Ciarlini e o Colégio Diocesano Santa Luzia);
Handebol (Colégio Diocesano Santa Luzia, ginásio “O Carecão”);
Jiu Jitsu, Karatê e Taekwondo (Escola Estadual Jerônimo Rosado);
Natação (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN);
Tênis de Mesa (Colégio Diocesano Santa Luzia);
Voleibol Indoor (CEEP Mossoró e Ginásio Municipal Pedro Ciarlini).
Vôlei de Dupla (Centro de Treinamento Arena Andrier Lopes);
Xadrez (Escola Estadual Prof. Abel Freire Coelho.

Esses locais foram selecionados para garantir a melhor infraestrutura e condições para os atletas, destacando-se em suas respectivas modalidades. O evento promete ser uma grande celebração do esporte estudantil e um importante momento de integração entre jovens atletas de toda a região.

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais