Kick off Solar aponta soluções para impulsionar negócios do setor solar no Oeste

Evento, realizado em Mossoró na quarta-feira (21), marca início de uma série de ações do Polo Sebrae de Energias Renováveis para o município e região

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

O Sebrae no Rio Grande do Norte realizou, na noite desta quarta-feira (21), no Hotel Thermas, em Mossoró, o Kick off Solar, evento que marca o início de uma série de ações previstas pelo Polo Sebrae de Energias Renováveis para o município e região. A iniciativa visa impulsionar os pequenos negócios do setor de energia solar, por meio de soluções estruturadas para melhorar a gestão e elevar a competitividade das empresas locais.

O Kick off Solar conta com metodologia diferenciada, na qual os empresários participantes apresentam demandas e principais gargalos do setor. As informações servirão de base para aplicação da Trilha Solar, solução desenvolvida pelo Polo Sebrae de Energias Renováveis que contempla capacitação e mentoria nas áreas de marketing e vendas; pessoas e lideranças; planejamento e operações, além do setor financeiro e fiscal.

Conforme Rodrigo Taveira, gestor do Projeto Setorial de Energias do Sebrae-RN, a ideia é, a partir da Trilha Solar e de outras soluções, apontar alternativas para fortalecimento dos pequenos negócios do setor de energia solar na região.

“Entender os desafios e problemas mais urgentes do setor é o primeiro passo para podermos tratá-los de forma estruturada, coletiva e assertiva. Esse posicionamento, a partir da adoção de ações estratégicas, impulsionará os pequenos negócios do setor, que têm grande potencial de crescimento”, frisa.

Um dos participantes do evento, o empresário Danilo Soares, da Solar Engenharia, empresa sediada em Apodi, está otimista com os resultados que poderá alcançar em seu negócio com a adesão às soluções apresentadas pelo Sebrae RN no Kick off Solar.

“Nesse ano a procura pelo serviço aumentou e precisamos estar preparados para atender nossos clientes e fortalecer nossa empresa no mercado, e a partir desses eventos do Sebrae conseguimos enxergar soluções para nossa empresa e fazer nosso negócio crescer. A gente já tinha interesse em participar da Trilha Solar e agora, mais perto de casa, vai facilitar muito”, afirma.

RN é destaque no setor de energia solar

No Brasil, o Rio Grande do Norte é um dos estados que mais cresce no setor de energia solar distribuída, produzida a partir de painéis solares instalados em telhados de casas ou empresas. Em 2024, o segmento apresentou um avanço de 52,5%, superando as médias nacional (33,4%) e regional (36,1%).

O estado alcançou a marca de 86.073 sistemas conectados à rede, com destaque para os 29.651 sistemas instalados apenas no último ano — o maior volume anual já registrado — e investimentos que ultrapassaram R$ 550 milhões. A potência instalada atingiu 800 MWp em dezembro de 2024, segundo o relatório “Evolução da Energia Solar Distribuída no RN – 2013 a Dez 2024”, elaborado pelo Observatório da Energia Solar com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Outras soluções

O Sebrae-RN aposta no potencial da região e trabalha para melhorar a gestão dos negócios, elevar a performance no mercado e preparar as empresas locais para aproveitar ainda mais as oportunidades do setor, em franca expansão.

Para isso, a Trilha Solar é apenas uma das diversas soluções desenvolvidas pelo Sebrae-RN. Além dela, o projeto inclui missões empresariais, acesso a mercados, consultorias especializadas de gestão, entre outras ações voltadas para o fortalecimento do ambiente de negócios local.

Fonte : ASN/RN

 

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais