Luiz Katu vai receber título de Doutor Honoris Causa pelo IFRN

Cacique Luiz Katu será o primeiro agraciado com a honraria; solenidade acontece nesta sexta-feira (8), no Campus Canguaretama

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) vai homenagear o líder indígena Luiz Katu com o título de Doutor Honoris Causa. A cerimônia acontece nesta sexta-feira (8), às 15h30, no auditório do Campus Canguaretama.

Será o segundo título do tipo concedido à liderança, que no ano passado recebeu a mesma homenagem pela Uern. A homenagem reconhece sua trajetória na defesa dos direitos indígenas e na valorização da cultura originária do povo potiguara. À reportagem, Katu falou sobre a alegria desse momento.

“Estou muito feliz pelo segundo título que estou recebendo no Rio Grande do Norte, no ano passado pela Uern e agora pelo IFRN. É algo histórico para o movimento indígena do estado”, afirmou.

Luiz Katu possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), em 2003. Atualmente é professor da Escola Municipal Indígena João Lino da Silva e Escola Municipal Indígena Alfredo Lima na aldeia Katu, nos municípios de Goianinha/Canguaretama. Luiz Katu é uma liderança indígena potiguar de forte atuação, e encabeçou a luta pela implantação de uma escola indígena na comunidade de Canguaretama.

A Escola Municipal João Lino da Silva, localizada em Canguaretama, tornou-se a primeira escola indígena do Rio Grande do Norte, tendo Luiz como o primeiro diretor da instituição, além de ser professor de etno-história. Reconhecida pelo Ministério da Educação e pelas secretarias municipal e estadual de educação, a escola tornou-se referência estadual no debate sobre implantação de escolas indígenas em outros territórios.

 

Publicidade
Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais