É triste e lamentável a situação da merenda escolar servida nas escolas da rede municipal de ensino de Mossoró. Os relatos chegados ao Boca da Noite dão conta de vários problemas na maioria das unidades de ensino.
Segundo as denúncias, há meses que as escolas não recebem frango, item básico para que o cardápio da merenda seja cumprido. Também foram muitos os dias em que não foi entregue o leite. O envio de frango está sendo normalizado nas Unidades de Educação Infantil (UEI´s). Para as escolas, não há previsão.
Para piorar a situação, não são raros os casos em que a maioria dos ovos enviados às escolas veem podres. As merendeiras tem gasto muito tempo para estalar os ovos, um a um, em recipientes separados, para ir identificando quais estão bons e evitar que os podres sejam cozidos e servidos.
De acordo com fontes do Conselho Municipal da Merenda Escolar ouvidas pelo Boca da Noite, a justificativa da gestão Allyson Bezerra para o não envio do frango foi as enchentes no Rio Grande do Sul, cuja situação já está quase toda normalizada e que hoje não “cola mais”.
Esses problemas na merenda escolar serão abordados pelo Conselho Municipal da Merenda Escolar em reunião prevista para a próxima quarta-feira, 16/10.
O Boca da Noite questionou a prefeitura, através da Secretaria Municipal da Comunicação Social na tarde desta quinta-feira (9/10), sobre o assunto, mas até agora não recebemos respostas aos questionamentos.