Faleceu ontem o carnavalesco Valdeci Freire de Araújo, eterno rei momo dos carnavais mossoroenses. Nascido em Mossoró, em 13 de julho de 1942, era filho de Francisca Freire de Araújo, lavadeira que criou três filhos com muita dificuldade, sendo Valdeci o mimo da mãe.
Aos 12 anos, sob o incentivo da genitora, brincou pela primeira vez o Carnaval Mossoroense no Bloco de Rua ”Os Salinistas”. No ano seguinte passou a fazer parte do clube “Os Pimpões”, comandado pela maestrina Cristina Gomes, de onde saiu para ser rei momo.
Nos concursos de fantasias, ganhou quatro anos seguidos o primeiro lugar de fantasia de luxo ornada com plumas e paetês.
Valdeci dizia sonhar sempre com o reinado durante a folia de momo, e esperava o ano todo para ser a realeza do carnaval. Quando trabalhava, foi lavadeiro de roupa, cozinheiro, camareiro de hotel, funcionário público e já fez dublagem de Alcione (musa predileta). Dignidade e honestidade foram lições que sua mãe deixou como herança.
Valdeci foi definido pelo professor e escritor Marcus Vinícius como “um cidadão que dedicou a sua vida para a folia, para o carnaval, para brilhar na avenida, fosse uma rua de barro na periferia, fosse um asfalto no centro da cidade”. (Com informações do Relembrando Mossoró)
Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com