MPRN recomenda regularidade na dispensação de insulina e fitas de glicose em Mossoró

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) está recomendando à Prefeitura de Mossoró que assegure a dispensação contínua de insulina e fitas de aferição de glicose a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) portadores de diabetes, cadastrados no município. As orientações são direcionadas ao prefeito e ao secretário de Saúde de Mossoró e foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (3).

A recomendação é resultado de um procedimento administrativo instaurado para acompanhar e fiscalizar a entrega desses insumos, devido a reclamações sobre a falta ou fornecimento insuficiente.

O tratamento com insulina é importante para controlar os níveis de glicose no sangue e evitar complicações da doença. A aferição da glicemia capilar permite que o paciente adapte a medicação, dieta e exercícios. A falta de acesso a esses itens pode levar ao descontrole do diabetes e ao surgimento de complicações graves. O fornecimento regular desses medicamentos e materiais pode reduzir o impacto das complicações na saúde pública e melhorar a qualidade de vida da população.

O MPRN requisitou uma resposta por escrito sobre o acatamento da recomendação em até 10 dias úteis, sob pena de adoção de medidas judiciais cabíveis.

Fonte: MPRN

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais