Levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apontou que pelo menos 808 municípios brasileiros, 40% de um total de 2022 pesquisados estão encontrando dificuldades para aplicar a segunda dose nos cidadãos pelo não comparecimento desses na data prevista.
A CNM perguntou a esses gestores quais ações vêm sendo realizadas pelos Municípios a fim de garantir a vacinação: 80% afirmaram que estão indo às residências das pessoas; 75% têm realizado ligações na tentativa de lembrar a população da necessidade de retorno; 53% têm feito o envio de SMS ou Whatsapp; e apenas 2% não realizam nenhum tipo de ação.
Em 9,7% das localidades, já há decreto ou algo similar prevendo a obrigatoriedade de vacinação no âmbito da administração pública federal.
Outros 86% afirmaram que não editaram normas nesse sentido. De acordo com o levantamento, 49,4% dos Municípios ainda mantêm medidas de restrição quanto à circulação de pessoas ou atividades econômicas e em 48,7% não estão em vigor essas medidas.
Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com