As articulações de bastidores com vistas às eleições de 2022 estão a mil por hora. A ebulição é tão grande que as conversas, negociações e projeções tem vindo a público, a contra gosto dos envolvidos. Nesse cenário, um fato tem chamado a atenção: o silêncio do deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (AL/RN).
No momento em que as lideranças políticas potiguares se movimentam rumo ao pleito do próximo Ezequiel tem tido uma participação discreta e, principalmente, silenciosa. Tem falado pouco. E quase nada do que fala tem vindo a público. É importante ressaltar: o presidente da AL/RN será figura central na próxima disputa eleitoral. Suas decisões, até lá, terão um grande peso.
Responsável pela articulação que dá sustentação política ao governo Fátima Bezerra (PT) na Assembleia, Ezequiel Ferreira vive um momento de silêncio, mas certamente com atuação nos bastidores. Cortejado por líderes dos principais partidos com atuação no Estado, prefere se manter equidistante das pretensas pré-candidaturas lançadas. Ao Governo do Estado e ao Senado. Sejam propostas sérias ou apenas balão de ensaio.
Detentor de cinco mandatos consecutivos de deputado estadual e presidente da AL/RN, ostenta um currículo político que tende a ser decisivo nas negociações rumo às alianças de 2022.
Ezequiel foi citado na pesquisa do Instituto AgoraSei/Blog do BG, aparecendo com 04% da preferência do eleitorado numa hipotética disputa ao Governo do Estado, ficando na 9° colocação entre os nomes citados pelos entrevistados.
O deputado já foi filiado ao PTB, PMN e PMDB, e a despeito das saídas dessas agremiações, tem trânsito livre na maioria dos partidos. É um interlocutor importante da governadora Fátima Bezerra.
BASES – As suas principais bases políticas estão centradas na regiões do Seridó -, especialmente em Currais Novos, seu berço político, e onde obteve maior votação para deputado estadual na história do município -; do Trairí, berço político de seu pai; do Agreste, principalmente em Nova Cruz e Canguaretama; na Grande Natal, em Ceará-mirim, Maxaranguape e Macaíba
Apesar de ser um aliado de peso do governo Fátima Bezerra, a presença de Ezequiel no palanque da governadora não é dada como certa. Conversando com pessoas próximas ao deputado, o blog, obteve a informação que Ezequiel sonha com a disputa ao Senado, e considera uma chapa com Fátima, Garibaldi Alves de vice e ele de senador seria muito forte.
A seu favor, o fato de que em 2018, ele obteve a maior votação entre os deputados eleitos, conquistando 58.221 votos. Reeleito, iniciou tratativas de apoio a Fátima Bezerra rumo ao segundo turno das eleições daquele ano e de lá pra cá os dois vem dialogando sempre no campo da garantia da governabilidade.
Nos bastidores da política, o que se sabe é que Ezequiel tem desejo de ser candidato a senador ou, na segunda hipótese, a deputado federal. Publicamente, o deputado não confirma tal versão, mantendo, enigmaticamente e em segredo, sua pretensão para o próximo ano. O silêncio pode ser, nesse momento, um importante aliado.
Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com