O Instituto ITEM divulgou nesta segunda-feira (23/05) a sua primeira pesquisa eleitoral registrada no Tribunal Superior Eleitoral/TSE (número 09111/22) e avaliou índices de intenções de votos de mais de 1.600 eleitores, no período de 12 a 15 de maio, sobre os pré-candidatos aos cargos do Executivo (governador) e Legislativo (deputado estadual, deputado federal e senador) no Rio Grande do Norte.
Na pesquisa sobre as intenções de votos dos eleitores para os pré-candidatos a deputado federal que se colocam como nomes de Mossoró neste pleito, apareceram Beto Rosado (1,2%), Lawrence Amorim (1,0%), Pablo Aires (1,0%). Tendo em vista que a margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos, os pré-candidatos estão empatados tecnicamente.
Entre estes três nomes de Mossoró há um deputado federal, Beto Rosado, que busca renovar seu mandato, porém não há uma grande vantagem sobre os nomes dos seus concorrentes de Mossoró. O resultado pode ser desanimador pelo fato de Beto já ser deputado e ter, obviamente, uma visibilidade que os demais não tem. Nesse sentido, a expectativa era de que ele estivesse bem à frente dos demais.
O eleitorado da cidade de Mossoró como o segundo maior colégio eleitoral do Estado do Rio Grande do Norte pode fazer até mais de um representante de Mossoró na Câmara dos Deputados, caso assim deseje e deverá contribuir para o desempate na medida em que as eleições estarão se aproximando. Vale à pena perceber o crescimento destes nomes e como aparecerão nas próximas pesquisas.
Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com