Os professores da rede municipal de ensino de Governador Dix-sept Rosado paralisam as atividades por tempo indeterminado a partir da próxima sexta-feira, 26/5. Decisão nesse sentido foi tomada pela categoria em assembleia na última quinta-feira, 18/5.
Os docentes lutam pelo pagamento do reajuste do piso salarial profissional nacional do magistério, esse ano definido por lei em 14.95%.
O prefeito da cidade, Arthur Vale (União Brasil) ofereceu uma proposta no início do ano, de parcelamento do percentual em 4 vezes, sendo duas parcelas em 2023 e outras duas próximo ano. Os professores rejeitaram e apresentaram uma contraproposta: 3 parcelas em 2023.
Depois disso, o prefeito mostrou arrependimento na proposta inicial e disse que não teria como pagar.
Diante da repercussão negativa, recuou e afirmou que o pagamento do reajuste estava garantido. Marcou, então, uma reunião com os trabalhadores para 17 de maio. Remarcou-a duas vezes e, no final, o encontro, por decisão do gestor, que alegou conflito de agenda, acabou não acontecendo.
O município diz que vai receber os docentes em reunião prometida para essa semana.
Os docentes aguardam que ainda haja alguma sinalização positiva e de diálogo para antes do dia 26, evitando assim o início das paralisações.
Se o gestor de Mossoró tbm continuar ignorando nossas reivindicações vai amargar mais uma greve. Não estamos de brincadeiras e se amolar vai comprometer o ano letivo. É a única opção para garantir o que é lei.
VERDADE Amiga tenho tbm um irmão uma cunhada e uma sobrinha q sofrem esse mesmo descaso com o piso salarial q é LEI e os senhores gestores infelizmente ignoram.Vcs da classe dos professores tem todo o meu apoio.Seja qualquer cidade.👏👏👏👏