Profissionais da rede estadual de ensino do RN devem deflagrar greve amanhã

Educadores não gostaram da nova proposta de pagamento do reajuste do piso docente apresentada pelo governo

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

Os prpofessores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte devem deflagrar greve por tempo indeterminado a partir de amanhã, 26/2. A categoria não gostou da mais recente proposta apresentada pelo governo do Estado.

Após audiência com a governadora Fátima Bezerra, o secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, apresentou uma contraproposta de reajuste para os trabalhadores e trabalhadoras do magistério que desconsidera, inclusive, a correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Em ofício enviado ao SINTE-RN no início da noite desta segunda-feira (24/2), o Governo do Estado do Rio Grande do Norte apresentou uma nova proposta que praticamente “ignora” o percentual do reajuste do Piso Nacional do Magistério de 2025 (para relembrar, o reajuste do piso foi de 6,27%).

Segundo o documento, o governo propôs 3% de reajuste para os educadores e educadoras, sendo que não mais em março, como na proposta anterior, mas agora em abril. Os outros 3,27%, que completariam os 6,27% conforme a lei do piso nacional, seriam pagos apenas em dezembro. Para piorar, o governo também desconsiderou o pagamento do retroativo referente aos meses de janeiro, fevereiro e março.

Aumento abaixo da inflação amplia dívida com educadores – Com o acumulado de janeiro a março (6,27% sobre três meses sem reajuste) e oito meses com apenas 3%, a dívida do governo com os educadores e educadoras será imensa, e, ao final do ano, não será suficiente nem mesmo para cobrir as perdas inflacionárias do período.

“Com essa proposta, o governo está levando a categoria à greve. Greve já”, afirmou o coordenador-geral do SINTE-RN, professor Rômulo Arnaud, em publicação nas redes sociais após tomar conhecimento da proposta.

O salário mínimo para 2025 teve um reajuste de 7,5%, baseado na inflação acumulada de 4,77% (medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC) e um ganho real de 2,5%. O percentual oferecido pelo governo estadual para os educadores ficou, portanto, abaixo até mesmo desse índice. Amanhã a entidade reúne seus associados para definir o que será feito.

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais