Os prpofessores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte devem deflagrar greve por tempo indeterminado a partir de amanhã, 26/2. A categoria não gostou da mais recente proposta apresentada pelo governo do Estado.
Após audiência com a governadora Fátima Bezerra, o secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, apresentou uma contraproposta de reajuste para os trabalhadores e trabalhadoras do magistério que desconsidera, inclusive, a correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Em ofício enviado ao SINTE-RN no início da noite desta segunda-feira (24/2), o Governo do Estado do Rio Grande do Norte apresentou uma nova proposta que praticamente “ignora” o percentual do reajuste do Piso Nacional do Magistério de 2025 (para relembrar, o reajuste do piso foi de 6,27%).
Segundo o documento, o governo propôs 3% de reajuste para os educadores e educadoras, sendo que não mais em março, como na proposta anterior, mas agora em abril. Os outros 3,27%, que completariam os 6,27% conforme a lei do piso nacional, seriam pagos apenas em dezembro. Para piorar, o governo também desconsiderou o pagamento do retroativo referente aos meses de janeiro, fevereiro e março.
Aumento abaixo da inflação amplia dívida com educadores – Com o acumulado de janeiro a março (6,27% sobre três meses sem reajuste) e oito meses com apenas 3%, a dívida do governo com os educadores e educadoras será imensa, e, ao final do ano, não será suficiente nem mesmo para cobrir as perdas inflacionárias do período.
“Com essa proposta, o governo está levando a categoria à greve. Greve já”, afirmou o coordenador-geral do SINTE-RN, professor Rômulo Arnaud, em publicação nas redes sociais após tomar conhecimento da proposta.
O salário mínimo para 2025 teve um reajuste de 7,5%, baseado na inflação acumulada de 4,77% (medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC) e um ganho real de 2,5%. O percentual oferecido pelo governo estadual para os educadores ficou, portanto, abaixo até mesmo desse índice. Amanhã a entidade reúne seus associados para definir o que será feito.