Reitoria confirma interpretação dúbia sobre resultado de consulta para a lista tríplice

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

A reitoria da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) confirmou, por meio da assessoria de comunicação da instituição, a interpretação dúbia sobre a votação feita pelo Conselho Universitário (Consuni) a respeito da consulta popular para composição da lista tríplice.

Para a reitoria, a chapa Rodrigo de Codes/Nildo Dias teve 22 votos dos conselheiros; mesmo número obtido por Ludmilla Oliveira/Monique Lessa. Dos 23 membros do colegiado, um esteve ausente na reunião, ocorrida em 19 de abril. Fazer valer essa interpretação é uma maneira que Ludmilla teria encontrado para tentar permanecer em primeiro na lista tríplice.

Numa das atas a que o Boca da Noite, o Consuni se manifestou da seguinte forma: 22 dos conselheiros ratificaram a conquista de Codes/Nildo, colocando-os como primeiros na lista tríplice enviada ao Ministério da Educação (MEC).

Na interpretação da reitoria, Codes e Ludmilla se equivaleriam na disputa uma vez que para a atual gestão da Ufersa, ambos teriam tido 22 votos. Ocorre que para que cada um deles tenha essa quantidade de votos o Consuni teria que ser composto por 44 membros, o que não é.

Ao considerar que tanto Codes quanto Ludmilla tiveram 22 votos no Consuni, a intenção da reitora, além de querer anular a vontade da maioria, que deu a Codes a vitória, é de tumultuar o processo, de forma a que o MEC não nomeie Codes em tempo hábil, o que beneficiaria Ludmilla, que fivaria como reitora pro tempore.

Além disso, no desejo de Ludmilla, a contagem nesses moldes faz com que configure-se hipotético empate entre a atual reitoria e o professor Codes. Dessa forma, a manobra seria enviar ao MEC a lista tríplice com Ludmilla no primeiro lugar, sob alegativa de que ambos teriam empatado e que Ludmilla é mais antiga na instituição.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais