São José de Mipibu começa a contar com esgotamento sanitário com 1.500 ligações de esgoto

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

 

O sistema de esgotamento sanitário de São José de Mipibu, município localizado na Região Metropolitana de Natal, vai iniciar a operação na sua primeira etapa. A cidade terá parte de sua área urbana atendida com o serviço nos bairros do Centro, Quebra Fuzil e Bairro Novo. Nesta quinta-feira (07), equipes da Caern começam a entrega de comunicados e folders explicativos aos imóveis que estão sendo beneficiados pelo sistema.

Nesta etapa, serão entregues comunicados a cerca de 1.500 imóveis, que estarão autorizados a interligarem suas instalações hidrossanitárias internas (banheiros, cozinhas, lavanderias) ao ramal de esgoto existente na calçada do imóvel, que conta com caixa de inspeção em concreto ou terminal de inspeção e limpeza em PVC (TIL).

As orientações quanto ao método de interligação estarão descritas nos respectivos folders entregues pela Caern, juntamente com o comunicado. O serviço de esgotamento sanitário é de suma importância para a saúde da população, que passará a contar com coleta e tratamento de esgoto adequado, evitando assim proliferação de doenças e demais transtornos.

Com relação ao custo tarifário, será cobrada a taxa de 70% em relação ao consumo de água, que atualmente tem tarifa mínima de R$ 51,88. Quando disponibilizada a rede pública de esgotamento sanitário, será cobrado do usuário o valor da utilização dos serviços, ainda que a sua edificação não esteja conectada à rede pública.

Conforme preconiza o art. 45 da Lei Federal 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), é dever do usuário realizar a interligação do seu imóvel a rede pública, onde o descumprimento dessa obrigação está sujeito ao pagamento de multa e demais sanções previstas na legislação.

Outras informações poderão ser obtidas nos canais de atendimento, como no site www.caern.com.br, whatsapp (84 98118-8400), aplicativo CAERN Mobile, telefone 115 e escritórios locais de atendimento.

OBRA – A implantação do sistema de esgotamento sanitário de São José de Mipibu é fruto de um contrato de financiamento do Governo do Estado com o Ministério do Desenvolvimento Regional, e conta também com recursos próprios da companhia. O investimento total do empreendimento é da ordem de R$ 14,5 milhões e a obra deve beneficiar com melhoria na qualidade de vida uma população de 19.700 habitantes.

Dentre os serviços executados, destacam-se a execução de 17,5km de redes coletoras de esgoto, 1,5 km de emissários, execução de uma estação elevatória de esgotos e a construção de uma nova estação de tratamento de esgotos.

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais