O secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, concedeu na manhã desta quinta-feira, 15/2, entrevista coletiva à imprensa para falar sobre o episódio da fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró.
André Garcia destacou que veio a Mossoró, a pedido do ministro da Justiça, Ricardo Lewandovski, para ver de perto a situação e tomar todas as medidas necessárias para que o fato não volte a se repetir.
André declinou de responder parte das perguntas porque, segundo ele, são informações sensíveis que podem atrapalhar as investigações e a recaptura dos fugitivos.
Das respostas dadas pelo secretário, a mais incisiva se referiu aos processos de segurança. “É provável é que os processos de segurança não tinham sido aplicados da forma correta”, afirmou.
Ainda segundo André Garcia, a perícia do local onde se deu a fuga será concluída amanhã e servirá para que se tenha um panorama completo de como se deu todo o processo.
Durante toda a conversa com os profissionais de imprensa, André Garcia repetiu várias vezes que trata-se de um episódio que não voltará a se repetir. “Não há chance de que um fato como esse se repita”, frisou repetidamente.
André Garcia não quis fazer juízo de valor sobre possível envolvimento de policiais no fato e destacou que a nomeação de um novo diretor para o presídio se deu em face da experiência do policial nomeado em situações de crise como a atual. Ressaltou, no entanto, que nenhuma hipótese está sendo descartada.