Diante do cenário das arboviroses no RN, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) promoveu, quarta-feira (20/3), no auditório deputado Leônidas Ferreira da II Ursap, das 14h às 17h, Capacitação em Manejo Clínico de Arboviroses, dirigida aos médicos e enfermeiros das II e VIII Regiões de Saúde.
A Capacitação teve como palestrantes o infectologista com mestrado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (2002) e Doutorado em Ciências da Saúde pela UFRN (2011). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Dr. Hênio Godeiro Lacerda e a enfermeira Rafaela Oliveira de Araújo Grilo.
Estiveram presentes a coordenadora da Equipe Técnica da II Ursap, Saudade Azevedo e o coordenador do Programa de Combate às Arboviroses da II Ursap, José Lázaro França de Araújo. O evento contou com a presença de mais de 100 pessoas.
Os principais vetores das arboviroses são os mosquitos, em particular, os gêneros Aedes, Culex e Anopheles. Esses insetos se tornam portadores dos vírus ao picar uma pessoa infectada e, subsequentemente, passam o vírus para outras pessoas durante suas picadas. Dentre as arboviroses mais conhecidas, destacam-se a dengue, Zika, chikungunya e febre amarela. 75% dos criadouros do mosquito da dengue estão nos domicílios, como em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos e outros).
“É essencial que os cidadãos e cidadãs sejam realmente partícipes e não tutelados neste momento, fazendo de fato uma vistoria nas suas residências e locais de trabalho, com a finalidade de eliminar qualquer água parada que possa se tornar um foco. Enquanto profissionais de saúde e gestão, vamos aproveitar ao máximo a expertise desses palestrantes que são referência no RN e buscarmos ofertar o melhor para a população, para que a gente possa enfrentar e mitigar, de fato, os problemas em saúde coletiva que esse vetor tem nos trazido”, disse o coordenador do Programa de Combate às Arboviroses da II Ursap, José Lázaro França de Araújo. (Fonte: Assessoria de Comunicação Social da II URSAP)