Sesap promove capacitação em manejo clínico de arboviroses para médicos e enfermeiros das II e VIII regiões de saúde

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar
Diante do cenário das arboviroses no RN, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) promoveu, quarta-feira (20/3), no auditório deputado Leônidas Ferreira da II Ursap, das 14h às 17h, Capacitação em Manejo Clínico de Arboviroses, dirigida aos médicos e enfermeiros das II e VIII Regiões de Saúde.
A Capacitação teve como palestrantes o infectologista com mestrado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (2002) e Doutorado em Ciências da Saúde pela UFRN (2011). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Dr. Hênio Godeiro Lacerda e a enfermeira Rafaela Oliveira de Araújo Grilo.
Estiveram presentes a coordenadora da Equipe Técnica da II Ursap, Saudade Azevedo e o coordenador do Programa de Combate às Arboviroses da II Ursap, José Lázaro França de Araújo.  O evento contou com a presença de mais de 100 pessoas.
Os principais vetores das arboviroses são os mosquitos, em particular, os gêneros Aedes, Culex e Anopheles. Esses insetos se tornam portadores dos vírus ao picar uma pessoa infectada e, subsequentemente, passam o vírus para outras pessoas durante suas picadas. Dentre as arboviroses mais conhecidas, destacam-se a dengue, Zika, chikungunya e febre amarela. 75% dos criadouros do mosquito da dengue estão nos domicílios, como em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos e outros).
“É essencial que os cidadãos e cidadãs sejam realmente partícipes e não tutelados neste momento, fazendo de fato uma vistoria nas suas residências e locais de trabalho, com a finalidade de eliminar qualquer água parada que possa se tornar um foco. Enquanto profissionais de saúde e gestão, vamos aproveitar ao máximo a expertise desses palestrantes que são referência no RN e buscarmos ofertar o melhor para a população, para que a gente possa enfrentar e mitigar, de fato, os problemas em saúde coletiva que esse vetor tem nos trazido”, disse o coordenador do Programa de Combate às Arboviroses da II Ursap, José Lázaro França de Araújo.  (Fonte: Assessoria de Comunicação Social da II URSAP)
Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais