NATAL – Em um dos principais atos políticos voltados à defesa dos direitos das mulheres no Rio Grande do Norte, a primeira-dama Janja Lula da Silva reuniu, nesta quinta-feira (25), centenas de mulheres na Arena das Dunas, em Natal, para defender o fortalecimento das políticas públicas de proteção às mulheres, a ampliação da participação feminina na política e o enfrentamento à violência de gênero como pilares da democracia brasileira.
Promovido pelo Partido dos Trabalhadores (PT), o encontro “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência” contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, parlamentares, prefeitas, vereadoras, lideranças comunitárias, representantes de movimentos sociais e militantes de diversas regiões do estado.
Em seu discurso, Janja destacou que as mulheres foram protagonistas na eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que continuarão sendo decisivas na construção de um país mais justo e democrático.
“Não basta vencer eleições. Precisamos vencer a cultura da violência contra as mulheres. É necessário enfrentar o machismo estrutural, combater a masculinidade tóxica e envolver toda a sociedade nessa transformação, das escolas às igrejas, das famílias aos espaços de poder”, afirmou.
A primeira-dama chamou atenção para o crescimento dos casos de feminicídio e violência doméstica no país e defendeu mais investimentos em políticas públicas que garantam proteção, acolhimento e autonomia para as mulheres brasileiras.
Ao lado de Janja, a governadora Fátima Bezerra destacou as ações implementadas pelo Governo do Rio Grande do Norte para fortalecer a rede de proteção às mulheres. Entre elas, a criação de sete Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), a implantação da primeira Casa de Proteção destinada a mulheres vítimas de violência e seus filhos, além da ampliação das políticas de prevenção e acolhimento.
“Nosso governo escolheu proteger vidas. Em vez do silêncio, oferecemos acolhimento, segurança e políticas públicas. Defender as mulheres é defender a democracia”, declarou a governadora.
A presidenta estadual do PT, Samanda Alves, afirmou que o encontro simboliza a força da organização feminina na construção de uma sociedade mais igualitária e livre da violência.
Segundo ela, enfrentar a violência contra as mulheres exige coragem política, investimento permanente e compromisso institucional.
“Não podemos aceitar que o medo faça parte da rotina das mulheres brasileiras. A violência não pode ser naturalizada. É dever do Estado e da sociedade garantir que todas possam viver com dignidade, respeito e liberdade”, afirmou.
O encontro reforçou a estratégia nacional do PT de ampliar o protagonismo das mulheres na vida pública e consolidar políticas voltadas à igualdade de gênero, ao combate ao feminicídio e à defesa da democracia. A mobilização também destacou que a participação feminina nos espaços de decisão é essencial para construir políticas mais inclusivas e efetivas, reafirmando que a luta pelos direitos das mulheres permanece como uma das principais bandeiras do campo democrático brasileiro.


