Janja reúne mulheres em Natal e defende mobilização feminina contra a violência e em defesa da democracia

Primeira-dama participou de encontro ao lado da governadora Fátima Bezerra e lideranças do PT, destacando a ampliação das políticas públicas para as mulheres e o fortalecimento da participação feminina na política.

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

NATAL – Em um dos principais atos políticos voltados à defesa dos direitos das mulheres no Rio Grande do Norte, a primeira-dama Janja Lula da Silva reuniu, nesta quinta-feira (25), centenas de mulheres na Arena das Dunas, em Natal, para defender o fortalecimento das políticas públicas de proteção às mulheres, a ampliação da participação feminina na política e o enfrentamento à violência de gênero como pilares da democracia brasileira.

Promovido pelo Partido dos Trabalhadores (PT), o encontro “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência” contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, parlamentares, prefeitas, vereadoras, lideranças comunitárias, representantes de movimentos sociais e militantes de diversas regiões do estado.

Em seu discurso, Janja destacou que as mulheres foram protagonistas na eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que continuarão sendo decisivas na construção de um país mais justo e democrático.

“Não basta vencer eleições. Precisamos vencer a cultura da violência contra as mulheres. É necessário enfrentar o machismo estrutural, combater a masculinidade tóxica e envolver toda a sociedade nessa transformação, das escolas às igrejas, das famílias aos espaços de poder”, afirmou.

A primeira-dama chamou atenção para o crescimento dos casos de feminicídio e violência doméstica no país e defendeu mais investimentos em políticas públicas que garantam proteção, acolhimento e autonomia para as mulheres brasileiras.

Ao lado de Janja, a governadora Fátima Bezerra destacou as ações implementadas pelo Governo do Rio Grande do Norte para fortalecer a rede de proteção às mulheres. Entre elas, a criação de sete Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), a implantação da primeira Casa de Proteção destinada a mulheres vítimas de violência e seus filhos, além da ampliação das políticas de prevenção e acolhimento.

“Nosso governo escolheu proteger vidas. Em vez do silêncio, oferecemos acolhimento, segurança e políticas públicas. Defender as mulheres é defender a democracia”, declarou a governadora.

A presidenta estadual do PT, Samanda Alves, afirmou que o encontro simboliza a força da organização feminina na construção de uma sociedade mais igualitária e livre da violência.

Segundo ela, enfrentar a violência contra as mulheres exige coragem política, investimento permanente e compromisso institucional.

“Não podemos aceitar que o medo faça parte da rotina das mulheres brasileiras. A violência não pode ser naturalizada. É dever do Estado e da sociedade garantir que todas possam viver com dignidade, respeito e liberdade”, afirmou.

O encontro reforçou a estratégia nacional do PT de ampliar o protagonismo das mulheres na vida pública e consolidar políticas voltadas à igualdade de gênero, ao combate ao feminicídio e à defesa da democracia. A mobilização também destacou que a participação feminina nos espaços de decisão é essencial para construir políticas mais inclusivas e efetivas, reafirmando que a luta pelos direitos das mulheres permanece como uma das principais bandeiras do campo democrático brasileiro.

Publicidade
Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais