Vereador inicia debate para que prefeito “desengavete” projeto da gestão democrática nas escolas

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

“Esquecida” pela gestão do prefeito de Mossoró, Alyson Bezerra (Solidariedades), a gestão democrática nas escolas vai voltar ao debate. Embora tenha defendido durante a campanha eleitoral que a eleição para escolha de dirigentes escolares seria uma prioridade, logo após tomar posse, Alyson pediu à Câmara o projeto de volta e o engavetou.

Para que o assunto volte à tona, o vereador Professor Francisco Carlos (PP) convocou a sociedade mossoroense para participar das discussões sobre o Projeto da Gestão Democrática das escolas municipais.

O parlamentar informou que vai abrir uma consulta pública a partir da próxima semana em suas redes sociais e em seu site oficial, para dar voz e oportunidade dos mossoroenses, especialmente os educadores, contribuírem diretamente na construção desse projeto. A ideia visa a que a gestão “desengavete” a proposta.

O Projeto de Gestão Democrática prevê, entre outros pontos, a escolha direta por meio de voto dos diretores escolares, com o objetivo de melhorar a qualidade da gestão escolar e, por conseguinte, do ensino no âmbito municipal.

Francisco Carlos explicou que não há mais a necessidade de discussão sobre legalidade ou importância da gestão democrática, pois existe ampla fundamentação na legislação nacional e no Plano Municipal de Educação. Por outro lado, a sociedade e o movimento educacional compreendem o quanto a iniciativa é necessária.

Como se não bastasse, consta no Programa de Governo da atual gestão o compromisso do prefeito com essa implementação. Agora, segundo o Professor Francisco Carlos, é preciso discutir a efetivação da Gestão Democrática e como ela pode funcionar na prática.

“A primeira versão desse projeto de Gestão Democrática foi apresentada à Câmara Municipal no ano passado, pela então prefeita Rosalba Ciarlini. Mas, a Câmara Municipal acabou não aprovando a tramitação em regime de urgência, alegando, na ocasião, que a Casa estava no final da legislatura e que o projeto deveria ser melhor discutido neste ano de 2021.

Contudo, logo no início do ano, o prefeito Allyson Bezerra recolheu o projeto, não apresentando outra proposta. Estamos no mês de agosto, sem que uma nova proposta tenha sido apresentada e sem que essa discussão tenha sido retomada. Não podemos retardar mais essa discussão”, afirmou.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais