Ar condicionados que estão sendo instalados em escolas municipais seguem pegando fogo. O alerta é do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum).
De acordo com a entidade, que classifica como “megalômana e desastrada” a ação da Prefeitura de Mossoró de querer instalar aparelhos de ar condicionado em prédios antigos que abrigam escolas do município, são recorrentes as denúncias de que a instalação dos equipamentos tem trazido problemas.
Nesta quarta-feira (24/5), na Escola Heloísa Leão, mais um aparelho pegou fogo, causando apenas susto, por enquanto, em alunos e professores, por não suportar a sobrecarga elétrica. A não adequação da rede elétrica á nova demanda tem sido a causa dos acidentes, aponta o Sindiserpum.
Para o sindicato, a ideia, inicialmente pode até ser de boa intenção, “mas no afã de enganar a população com seu aparato midiático e sensacionalista, o prefeito Allyson Bezerra colocou a carroça na frente dos bois, numa ação no mínimo irresponsável: prédios novos não foram planejados para receber as tais centrais de ar-condicionado em todas as salas e prédios antigos, alugados, já não tinham condições para tal”.
No caso da Escola Heloisa Leão, o ar condicionado instalado teria sido comprado pela própria unidade de ensino, mas a ocorrência do incêndio denota que a maioria das unidades de ensino não tem condições de suportar, em sua rede elétrica, os novos aparelhos.
O Sindiserpum ressalta que “ uma ou outra unidade foi adequada para servir como modelo, aonde se pode ir para tirar fotos e fazer filmagem para a publicidade falsamente azul da gestão, mas, em sua grande maioria, os tão propalados ar condicionados têm sido apenas isto: figuração”.
O Portal Na Boca da Noite questionou a Secretaria Municipal de Educação (SME) sobre o problema. Por meio de nota, a assessoria de comunicação do órgão informou que ao ser ligado, um aparelho apresentou “instabilidade elétrica”.
NOTA OFICIAL
Na manhã desta quarta-feira (24), o aparelho de ar-condicionado de uma das salas da Escola Municipal Heloísa Leão, ao ser ligado, apresentou instabilidade elétrica, sendo desligado imediatamente. Por precaução, os alunos foram retirados do espaço, e a Secretaria Municipal de Educação (SME) comunicada sobre o fato. Um eletricista foi enviado ao local para averiguar a situação. O aparelho que apresentou a instabilidade é antigo e foi instalado na escola há mais de 8 anos, adquirido, na época, com recursos da própria unidade. A Prefeitura de Mossoró segue em processo de climatização de todas as salas de aula da Rede Municipal de Ensino, a partir do Programa Mossoró Cidade Educação, instalando NOVOS EQUIPAMENTOS e substituindo os antigos que não mais atendem às demandas das unidades ou que já não possuem mais capacidade de funcionamento.
Mossoró, 24 de maio de 2023
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Veja o vídeo