Incentivar a curiosidade e o desenvolvimento do saber científico na rede estadual de educação. Esse é um dos objetivos da 1ª Mostra Científico Cultural: Novos Saberes, Criatividade e Aprendizagem, que acontece até esta sexta (23), com a expressiva participação das escolas estaduais da 1ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Natal). O evento, aberto ao público, está sediado no largo do Espaço Cultural João Paulo II (papódromo), no Centro Administrativo do Estado.

Os dois dias de programação receberão um público de 1.500 estudantes e 140 escolas foram mobilizadas. Oficinas, apresentações de maquetes, projetos de ciência, apresentações musicais e teatrais, dança, literatura e cultura nordestina compõem a programação do evento.

Para a mostra, todas as escolas estaduais de Natal foram incentivadas a promover discussões, em sala de aula, de como a ciência poderia ser aplicada em questionamentos e dúvidas dos estudantes, independentemente da área de conhecimento. O resultado disso são os mais variados projetos e estudos científicos apresentados pelos próprios estudantes.

A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer incentiva e promove diversas feiras nas escolas e nas diretorias regionais de educação, reforçando uma das missões da pasta, que é incentivar o desenvolvimento do saber científico em toda a rede estadual.

“A importância deste evento está na interação entre as escolas, os estudantes mostram suas produções, assistem apresentações, aprendem uns com os outros e isso permite que educadores, coordenadores e os próprios alunos percebam uma maneira mais interativa e participativa de se aprender, saindo do papel e caneta”, destacou o secretário de Educação do RN, professor Getúlio Marques, que participou do início das atividades da mostra, nesta quinta-feira (22).

A abertura do evento foi marcada pela apresentação da Banda de Música da Polícia Militar, falas de autoridades e pela participação das escolas expositoras e visitantes. O evento segue até amanhã (23), das 9h às 16h.

Entre os presentes na abertura estavam a secretária adjunta de Educação do RN, professora Márcia Gurgel; a Chefe de Gabinete da SEEC, professora Ana Morais; o diretor da 1ª DIREC, professor Joás Ferreira; o promotor de Justiça e coordenador da promotoria de Justiça de Defesa da Educação, Dr. Oscar Ramos; coordenadores e subcoordenadores da SEEC; gestores escolares, pais, estudantes e profissionais da comunicação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo