* Márcio Alexandre

 

 

A escola não é só local de aprendizagem científica. É espaço de aprendizagens. De trocas. De conhecimento e de experiências. De vivências e vontades. De sociabilidade.
É campo mágico do desenvolvimento. Intelectivo, emotivo, afetivo e emocional.
É lá que a grande maioria de nós vivemos a maior parte dos melhores momentos de nossas vidas.
É lá que muita criança dá os primeiros passos. Com os pés, com o intelecto, com as emoções.
Escola é, sem exagero, espaço de amor. Pelas pessoas, pela vida, pelo saber, pelas relações.
Por isso que, guardadas, nesse momento, as cabíveis análises antropológicas, laborais e sociais, quem permanece na escola, passado o tempo legal trabalhista, é porque gosta. Porque tem amor. Pela escola, pela vida, pelas pessoas, pelas relações, pelo saber.
Esse ainda é o sentimento abundante na escola. Mesmo atacado pelo discurso de ódio. Mesmo atingido por quem deveria protegê-lo. Mesmo vilipendiado, ele segue firme. É ele que tem sido ingrediente indispensável às grandes vitórias que a escola tem conquistado.
Vez por outra, é verdade, o ódio tem vencido algumas batalhas, como ocorreu na Escola Thomazia Montoro. Mas a escola segue vencendo. Apesar dos pequenos tropeços e das grandes perdas. Ela está mais viva do que nunca. Viva a escola.

 

* Professor

 

2 thoughts on “A escola está viva, viva a escola

  1. Bom dia. Parabéns pelo texto.Só sabe o que é uma escola quem a viva e experimenta em toda sua intensidade: do saber repassado ao sabor degustado com alegria,do ouvir a cultura ao escutar das queixas, do celebrar as conquista à decepção coletiva das indiferenças.A Escola foi e sempre será um lugar para o ser humano.

  2. Um texto irretocável. A Sociedade é convidada a refletir mais sobre a importância da valorização dos Profissionais da Educação. A Educação forma Cidadãos e Cidadãs !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo