A urgente e inadiável tarefa de Lawrence Amorim

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

 

Por Márcio Alexandre

O vereador Raério Araújo (PSD) comparou a colega Marleide Cunha (PT) a uma cadela. “Pode latir”, disse o parlamentar, numa clara demonstração de falta de argumentos e abundância de misoginia.
O fato acima ocorreu em outubro de 2021 e, passados vinte meses do triste episódio, o machismo segue impregnado no ambiente legislativo mossoroense. Ontem, o vereador Wiginis do Gás (Podemos) assacou contra a colega Carmem Júlia (MDB).
Também numa aparente escassez de argumentos para um debate inteligível, Wiginis atacou Carmem naquilo que há de mais sagrado para quem tem bons sentimentos: a honra de seus familiares e, por consequência, dela também.
Aboletado na imunidade parlamentar, Wiginis acusou a mãe da vereadora, fez insinuações maldosas contra a própria Júlia. Razões há em que a deselegância, o arroubo, a falta de compostura, o desequilíbrio mental e emocional causam mais danos que certas condutas delituosas. Wiginis só não será chamado a responder perante o Conselho de Ética da Câmara, se a Câmara não tiver essa conselho. Ou se a tal conselho não tiver ética. É aconselhável que tenha.
Os dois fatos denotam, claramente, que tardará a que a Casa do Povo volte a ser um lugar de respeito. Ao debate, às minorias. Às mulheres.
Algumas razões podem explicar o porquê de esse tipo de manifestação bufa, reprovável e mesquinha continuar ocorrendo no Parlamento mossoroense.
A primeira delas é a qualidade de parte dos representantes que ocupam o Poder Legislativo. O povo soberanamente decide quem vai representá-los. Não espera que os escolhidos se comportem de maneira tão horrível e, por vezes, criminosa.
A esperança é de que na próxima legislatura os eleitos tenham mais decoro, dignidade e capacidade de estabelecer um debate intelectivo e respeitoso. A realidade tem mostrado o quanto isso tem sido difícil.
A melhoria também pode se dar com os envolvidos aprendendo com tais erros. Apesar de quase impossível, a primeira possibilidade parece mais provável de ocorrer. As últimas eleições dão uma mostra disso.
Pode parecer redundante, mas o presidente da Câmara, Lawrence Amorim, tem uma tarefa urgente e inadiável. Precisa por freios nessa escalada do desrespeito. Nesse repetir de maus modos. Do modo legal.

Já passou da hora. Não dá mais para a Câmara continuar passando vergonha.
Nós ouvimos a Assessoria de Comunicação da Câmara de Mossoró sobre o cenário. Uma nota nos foi encaminhada e segue abaixo na íntegra:

A Resolução n° 10/2015 institui o Código de Ética e Decoro Parlamentar. Essa norma estabelece, entre outros regramentos, a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, onde não há processo em tramitação. A Presidência da Câmara encaminhará a todos os gabinetes parlamentares o Código de Ética e Decoro Parlamentar como forma de reforçar o seu cumprimento; convocará reunião com líderes de bancadas e de blocos partidários, para a próxima semana, a fim de pedir a indicação dos (a) membros (a) do Conselho de Ética. Nessa reunião, a Presidência também vai reiterar a advertência contrária a ataques pessoais entre os parlamentares nas sessões, os quais não admite nem compactua, e vai reafirmar a recomendação a favor da urbanidade e decoro nos debates na Câmara Municipal de Mossoró.

 

 

Publicidade

Postagens relacionadas

3 comentários

Dulcineide Lima 22/06/2023 - 11:42

A vereadora Carmem devia ter registrado um B.O na delegacia da mulher

Responder
Sueleide Alves 22/06/2023 - 13:57

O que se esperar de uma bancada que não quer conhecer os seus deveres e só serve para ser manobrada pelo executivo. Que a população reconheça esses seres e der a resposta, no momento oportuno.

Responder
Jose Dantas da Rocha 25/06/2023 - 18:30

O que acontecerá com o legislador ao chamar a vereadora Marleide de cadela ou comparar,senhores vereadores da situação ou oposição farão sobre esse adjetivo com a kegisladora.

Responder

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais