* Márcio Alexandre
A vida é uma permanente trajetória de escolhas. Haverá ocasiões, situações, circunstâncias, raras talvez, em que poderemos ficar com o grande e o pequeno, o branco e o azul, o fácil e o difícil.
Mas na maioria das vezes, é preciso decidir. Não dá para ir e ficar ao mesmo tempo. Ou um ou outro. Não dá para subir e descer na mesma hora. Primeiro se faz um e depois o outro. E são nesses momentos em que se reside o dilema. O que fazer?
Nem sempre a escolha mais fácil é a mais acertada. Nem sempre fazer como todo mundo faz se adequa ao que se precisamos naquele momento. Nos vemos na linha tênue que separa o urgente do emergente.
Conciliar o que a cabeça quer com o que o coração precisa. Esse é o grande desafio. Mas, mais difícil que fazer essa conciliação, é quando nos vemos obrigados a decidir entre o que um quer e o que o outro necessita. A vida é uma sucessão de decisões. Que mereçamos do Pai o discernimento para acertar mais que errar.
* Professor e jornalista
Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com
Todos os dias temos a necessidade de escolher, mas às vezes não temos opções. Cabe-nos tão somente aceitar. Feliz é aquele que tem a opção de escolher e faz a escolha certa. Que Deus nos ilumine e saibamos fazer escolhas certas. Um forte abraço Márcio! Deus te abençoe.
O pior de fazer uma escolha eh tender a agir de acordo apenas com os sentimentos. A gnt tem a crença de que seguir o coração eh a melhor pedida. Eh comum ouvir das pessoas dizerem: siga seu coração. Talvez pq lá no íntimo a gnt já conte com a hipótese de fracasso. Daí pensa q se der errado, pelo menos fiz o q eu queria. No entanto, esse “seguir coração” reflete apenas um impulso, um desejo incontrolável de tomar decisões baseadas na vontade. E na realidade, na maioria das vezes, a nossa vontade corrobora para a nosso insucesso. Enfim, isso não eh filme de ação e aventura, pra o personagem se entregar somente a mercê dos instintos. Optar pelo uso da razão, ponderando os prós e contras, mesmo q a resposta não seja do nosso agrado, pode não ser infalível, mas aí da eh o mais confiável.