* Dionízio do Apodi
Sou torcedor do Baraúnas, respeito o Potiguar, fui editor de esportes do extinto Jornal Gazeta do Oeste, trabalhei na Rádio Rural onde Integrava a equipe de Esportes. Frequento o Nogueirão desde adolescente, para torcer para o Baraúnas e em alguns momentos até para ver jogos do Potiguar, para trabalhar em alguma transmissão da rádio, para jogar (quando eu era do time do Auto Esporte da Boa Vista, de Seu Néo).
Recentemente, no estádio, uma vendedora ambulante me reconheceu do tempo que eu jogava lá pelos anos noventa, eu era artilheiro (quem não viu pergunte ao Professor Castelo – rsss…).
Tenho uma relação com o Nogueirão, tenho memórias com o Nogueirão. Teimoso, ainda o frequento, mesmo ele caindo aos pedaços.
Me emociono e lamento a situação e lembro dos POTIBAS que assisti com meus amigos. Nogueirão lotado, saía de casa na Boa Vista rumo ao clássico, feliz, de camisa tricolor… oh, saudade!
Me dá uma tristeza ver a forma que a Prefeitura de Mossoró trata o Nogueirão, achando que resolve fazendo uma permuta, construindo um novo estádio, colocando um verdadeiro patrimônio mossoroense, cheio de histórias desde antes de sua construção, em favor da especulação imobiliária.
A foto que ilustra esse texto é de recente reunião realizada entre Prefeitura de Mossoró e representantes de Baraúnas e Potiguar. Ninguém da sociedade civil. A população não participa, não tem vez, não tem voz, e ainda é obrigada a aplaudir sem discutir, porque pela declaração da secretária de Esportes, o papel da sociedade civil será apenas apreciar o que eles estão propondo, sem passar pela opinião da população, correndo longe de uma gestão participativa.
“Este é mais um passo importante para o caminho da permuta do nosso estádio. Ouvir os clubes e suas sugestões foi essencial para continuarmos construindo o plano de necessidades. Nossa ideia é em breve apresentar à população, com transparência, com seriedade, pelo que será o futuro do esporte de Mossoró”, fala da secretária.
Vão construir novo estádio. O Nogueirão talvez passe a ser Shopping Center e o povo mossoroense perderá ainda mais a sua memória. Não é respeitoso com quem veio antes dos que sentam à mesa.
* Ator e torcedor