Caern coleta óleo de cozinha usado para apoiar Albergue de Mossoró

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

 

A Caern entregou um total de 235 litros de óleo usado para o Albergue de Mossoró. O óleo foi revertido em renda para ajudar no custeio da instituição. O coletor fica permanentemente no atendimento ao público da Companhia, no bairro Bom Jardim, em Mossoró. Qualquer pessoa pode contribuir, basta acondicionar corretamente. É possível entregar o material no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h de segunda a sexta-feira.

Fazer gestão em entidade filantrópica exige perseverança e inovação, por isso o Albem buscou mais renda. “Ajuda muito a doação do óleo. É importante enxergar a doação como parceria com o Albem, além de evitar entupir a encanação quando a pessoa joga o óleo na pia”, ressalta a idealizadora do Albem Elizabeth Duarte.

O projeto Óleo do Bem ajuda a quem precisa e contribui com a preservação da água. “Estamos na Semana do Meio Ambiente e é sempre importante adotar novos hábitos, ajudando a natureza e ao Albem. O óleo provoca danos aos sistemas de esgoto e pode poluir mananciais. Dar a destinação correta é fundamental para preservação da nossa água”, ressalta José Celino Júnior, gerente da Regional Oeste da Caern.

O Albergue oferece alimentação, alojamento e acolhimento para quem está acompanhando pacientes atendidos pelo SUS em hospitais mossoroenses. A entidade pode atender 50 pessoas e chega a 110 no mês de janeiro durante a Operação Sorriso em Mossoró. Pessoas de outros países, estados, cidades do Rio Grande do Norte e da zona rural do município são acolhidas.

HISTÓRIA – A idealizadora do Albem Elizabeth Duarte entende a importância do acolhimento, pois esteve em albergue quando o sobrinho estava internado em Natal. Após a experiência positiva ela teve a ideia de oferecer gratuitamente o mesmo atendimento no interior. “Lá eu me senti protegida”, lembra Elizabeth. O Albergue foi idealizado por Elizabeth e seu esposo Edson Oliveira. Edson foi diretor e fundador do Albergue, tendo falecido em janeiro de 2024.

Para viabilizar a criação do Albem, Elizabeth e Edson contaram com a ajuda de empresário mossoroense, que abraçou a causa e reuniu 16 casais para trabalhar em prol da construção do prédio. O Albergue foi fundado em 8 de dezembro de 2016. Os voluntários reunidos à época formaram o Grupo de Apoio ao Albergue de Mossoró (GRAAL), que continuam trabalhando para o funcionamento da entidade até hoje.
A ONG mantém a Unidade de Educação Infantil Júlio Galdino Neto e a Konstelação que acolhe crianças que sejam órfãs por parte de mãe ou de pai, ou de ambos, oferecendo reforço escolar e equipe de saúde voluntária.

 

Publicidade

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Postagens relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais