Cassada no RN mais uma chapa de vereadores por fraude na cota de gênero

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte cassou mais uma chapa de candidaturas de vereadores. Dessa feita, foram cassados os registros de todos os nove candidatos que concorreram à Câmara Municipal Taipu pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) durante as últimas eleições de 2020.

A cassação foi motivada pela identificação, pela Justiça Eleitoral, da existência de fraude na cota obrigatória de gênero. O partido teria utilizado candidaturas fictícias para atender a exigência do número mínimo de candidaturas femininas exigido pela legislação.

Com a decisão, o partido perde os mandatos dos dois candidatos eleitos, Aluízio Viana Filho e Erivan Pinheiro de Lima. A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) contra o PSDB por fraude no sistema de cotas foi ajuizada pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Por enquanto, o julgamento da Ação tem efeito suspensivo e o PSDB tem um prazo de três dias para recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/ RN), depois que tomar ciência da decisão. Caso a decisão seja mantida, as vagas serão ocupadas por Francineide Fernandes (PT) e Ricardo Oliveira (PSD).

Essa é a segunda vez que a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte cassa uma chapa de vereadores por fraude na cota de gênero. A primeira delas aconteceu em Ceará-Mirim, com as candidaturas do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Com a decisão, o vereador Marcos Ferreira perdeu o mandato.

Em Mossoró, a Justiça também investiga a possível existência de candidaturas laranjas nas eleições para vereador no ano passado. A Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) são assinadas pelo advogado Luiz Lira, que representa os suplentes de vereador Aline Couto (PSDB), Tony Cabelos (Progressistas) e Marrom Lanches (DC). As ações, se julgadas procedentes, cassam os mandatos dos vereadores Naldo Feitosa e Lamarque Oliveira, do PSC; Gideon Ismaias e Edson Carlos, do Cidadania; Pablo Aires, do PSB; Omar Nogueira, do Patriotas; e Raério Araújo, do PSD.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Publicidade

Postagens relacionadas

1 comentário

Adriano Tarcísio de Sousa 25/10/2021 - 18:59

O que eu acho enteressante e que o PT não faz esse tipo de coisa , mais e sempre sensurado por essa direita santinha que em todas as eleições aparecem com essas trambicagem.

Responder

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais