image description

Veja os municípios do RN que se comprometeram a pagar o reajuste do piso dos professores

Até agora poucos prefeitos estão cumprindo a lei ou se comprometendo a cumprir

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

O reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério, cujo percentual para esse ano é de 6,27% já está em vigor desde 1º de janeiro passado. Apesar de percentual tem sido definido desde o final do ano passado e viger desde janeiro, muitos prefeitos do Rio Grande do Norte tem se negado a cumprir a lei.

O Boca da Noite está fazendo um levantamento de como está a situação do cumprimento da lei nas cidades potiguares. Veja a situação de alguns deles:

Municípios que pagaram ou anunciaram que vão pagar

Assu – Piso será pago em fevereiro com retroativo a janeiro.

Ipanguaçu – Pagou em Janeiro

Caraúbas – Prefeito Givago Barreto se reuniu com a direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas/RN (SINDSPUMC) na tarde desta quarta-feira (12/2) quando ficou acertado que será pago o reajuste do piso do magistério de 6,27 % de forma linear e retroativo a janeiro agora no mês de fevereiro, além do terço de férias.

José da Penha – Vai pagar o piso esse mês de fevereiro retroativo a janeiro.

Luís Gomes – Pagamento em fevereiro com retroativo a janeiro, e aumento de 10%. Há percentuais pendentes de reajustes anteriores.

Olho D´Água do Borges – Será pago em fevereiro com retroativo a janeiro.

Pedra Grande – Prefeito Pedro Henrique pagou em janeiro o reajuste e o terço de férias referentes a 30 dias. Os 15 dias (para completar os 45 dias de férias) serão pagos no final desse mês.
São Francisco do Oeste – Pagou o reajuste e o terço de férias em janeiro.

Serra do Mel – O prefeito já comunicou que irá conceder agora no mês de fevereiro com retroativo, pois não foi possível conceder em janeiro devido o contador do município não ter concluído o impacto da folha.

Umarizal – Pagou o reajuste do piso e férias de 45 dias para professores em sala de aula.

Outras situações

Alexandria – Ainda não foi feito anúncio pela prefeitura.

Campo Grande – Nenhuma posição do prefeito a respeito do pagamento do piso.

Governador Dix-sept Rosado – Prefeito Arthur Vale não deu o reajuste de 2023, deu o 2024, e ainda não se pronunciou sobre 2025.

Patu – Prefeito prometeu se reunir com o sindicato, no final deste mês, pra discutir como vai ser feito.

Santana do Matos – Até o momento não ouve resposta da gestão.
Havia sido acordado entre o município e os professores é que haveria uma reunião agora em fevereiro para comunicar se vão ou não cumprir com o reajuste. Um novo ofício foi protocolado pelo sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindimat), que aguarda o retorno da gestão.

Santana do Seridó – O município ainda não está pagando o piso, pois em 2023, o reajuste foi de 14.95%, a gestão deu apenas 8%, ficando 6.95% pendente.
Em 2024, o reajuste do piso dos professores foi de 3,62%, sendo concedido um reajuste linear de 5% para todos os servidores. Dessa forma, como havia uma defasagem de 6,95%, e como o percentual do concedido foi acima do reajuste do piso, teve um abatimento de 1.38% em relação a 6.95%. Assim, a gestão tem um débito de 5.57%, com a categoria.
Em 2025, o reajuste do piso dos professores foi de 6.27% que, somados aos 5.57% com o reajuste de 6.27% resultam em uma defasagem de 11,84%. O município deu, esse ano, um reajuste de 7.51% para todos os servidores. Dessa forma, dívida do município com o piso dos professores hoje está em 4.33%.

Severiano Melo – Município prometeu pagar esse mês, retroativo a janeiro, mas o projeto ainda não enviou o projeto à Câmara. Nos anos anteriores, o reajuste foi pago em março retroativo a janeiro e fevereiro. Já o terceiro de férias foi pago em dezembro, professores em sala de aula 45 dias

Tibau – Prefeita Lidiane Marques ainda não recebeu os professores para negociar.

Publicidade

Postagens relacionadas

1 comentário

José Dantas da Rocha 13/02/2025 - 11:11

Aqui em Mossoró,estamos esperando o piso que o prefeito ainda está devendo do ano passado e ainda quer ser governador,façam valer seu voto em 2026

Responder

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais